Tubocompressor

1861 palavras 8 páginas
[pic] FACULDADE PITÁGORAS

TURBOCOMPRESSOR

NOMES:

IPATINGA
20012
SUMÁRIO
1 DEFINIÇÃO 2

1.1 TURBO COMPRESSOR RADIAL 2

2 APLICAÇÃO EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA 2

3 CICLOS DE FUNCIONAMENTO DO TURBO 3

4 CONSTITUIÇÃO DE UM TURBOCOMPRESSOR 3

5 REGULAGEM DA PRESSÃO DO TURBO 4

6 VÁLVULA DE DESCARGA OU WASTEGATE 4

7 EXEMPLO PRÁTICO DE MODIFICAÇÃO DA PRESSÃO DE SOPRO DO TURBO. 6

9 INTERCOOLER 8

1 DEFINIÇÃO

1.1 TURBO COMPRESSOR RADIAL

Os turbocompressores, também conhecidos como compressores dinâmicos, é uma máquina rotativa e são exemplos de turbomáquinas geradoras, que consomem energia para aumentar a pressão do fluido, ou seja, a energia mecânica é transferida do eixo da máquina para o fluido.

O turbocompressor considerando a direção do escoamento, pode ser classificado como compressor de fluxo axial ou radial, onde o escoamento entra no rotor paralelo ao eixo e saí perpendicular a este.

Os turbo compressores possuem dois órgãos principais: impelidor e difusor. O impelidor é um órgão rotativo munido de pás que transfere ao ar a energia recebida de um acionador. Essa transferência de energia se faz em parte na forma cinética e em outra parte na forma de entalpia. Posteriormente, o escoamento estabelecido no impelidor é recebido por um órgão fixo denominado difusor, cuja função é promover a transformação da energia cinética do ar em entalpia, com conseqüente ganho de pressão. Os compressores dinâmicos efetuam o processo de compressão de maneira contínua, e, portanto corresponde exatamente ao que se denomina, em termodinâmica, um volume de controle.

2 APLICAÇÃO EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

O turbocompressor tem a particularidade de aproveitar a força dos gases de escape para impulsionar uma turbina colocada na saída do coletor de escape, a dita turbina

Relacionados

  • Mecanica
    1588 palavras | 7 páginas
  • Trabalho forno eletrico
    2654 palavras | 11 páginas
  • ATPS
    2542 palavras | 11 páginas
  • ATPS completa TERMODINAMICA
    8378 palavras | 34 páginas