TUBO NERVOSO, NOTOCORDA E NEURULA

261 palavras 2 páginas
TUBO NERVOSO

O achatamento das células ectoblásticas dorsais do embrião constituem a placa neural. Em seguida, a placa neural sofre invaginação formando o sulco neural, que se aprofunda unindo os seus bordos, formando o tubo neural.
Inicialmente, o tubo neural apresenta duas aberturas, sendo uma anterior: o neuróporo, que se comunica com o meio externo; e o neurentérico, que estabelece comunicação com o arquênteron. Posteriormente, ambas as aberturas são fechadas, e o canal neural se transformará no sistema nervoso central.

NOTOCORDA

Nos cordados inferiores (anfioxo, por exemplo), a notocorda é o eixo de sustentação do animal adulto. Já no embrião humano, serve de base para a formação da coluna vertebral ao seu redor e ficará envolta pelos corpos vertebrais como núcleo pulposo dos discos intervertrebais. Relaciona-se também com a formação dos ossos do crânio, das costelas e do esterno, sendo que não irá originar estas estruturas, apenas ser o agente indutor da formação delas. É também a notocorda que induz a ectoderme a formar o sistema nervoso central.

NEÛRULA

Esta fase é chamada nêurula (do grego neuron, nervo), onde se dá a formação do tubo nervoso que define o sistema nervoso.
A primeira indicação de que uma região da ectoderme está destinada a tornar-se tecido neural consiste em uma mudança na forma das células. As células ectodérmicas da região mediana tornam-se alongadas, enquanto as células destinadas a formar a epiderme tornam-se mais achatadas. O alongamento das células ectodérmicas dorsais faz com que essa região neural presuntiva cresça mais que a ectoderme adjacente, criando assim, a PLACA NEURAL.

Relacionados