Tubo dinâmico - descobrir a aceleração da gravitadade

1010 palavras 5 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,
CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO
CAMPUS ITAPETININGA

GRAVITAÇÃO E LEIS DE CONSERVAÇÃO

TUBO DINÂMICO

PROFESSOR ORIENTADOR:
Professor Dr. Vicente Pereira de Barros
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
Eliseu Beltran da Silva RA: 1050362
Leiana Camargo RA: 1150464

1. INTRODUÇÃO
O italiano Galileu Galilei inovou os métodos científicos estudando o movimento experimentalmente e unindo com a abstração teórica. Em seus experimentos estudou o movimento dos corpos em planos pol idos para diminuir ao máximo o atrito e com inclinação constantemente modificada.
Galileu foi o primeiro a afirmar que dois corpos com massas distintas ao serem soltos ao mesmo tempo a uma altura x chegariam juntos ao chão. O fato de uma pena tocar o chão após uma bolinha não tem ligação com a quantidade de sua massa envolvida e sim com a resistência do ar. Hoje, portanto esse fenômeno pode ser comprovado
O objetivo desse trabalho é estudar um corpo com velo cidade constante em uma trajetória reta, ou seja, efetuando movimento retilíneo uniforme em um fluido viscoso, utilizando o tubo dinâmico.
Ao sujeitar um objeto a uma determinada aceleração dentro de um fluido, sua velocidade aumenta e com ela as forças resistentes ao movimento. Quando as forças resistentes se equilibram exatamente com a força que gerou a aceleração inicial, passa a ser nula e o objeto atinge a velocidade limite. Nesse instante dizemos que o objeto se encontra em uma velocidade terminal.

2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 Materiais


Um tubo dinâmico (composto por: uma mangueira transparente de 50 cm de comprimento por ¾ polegadas, duas rolhas de ¾ polegadas, cinco arames de
10 cm, um suporte de madeira de 55 cm de comprimento, uma régua de 50 cm e um suporte de apoio);



Uma pedra;



Uma trena;



Aproximadamente 350 mL de óleo de soja;



Um cronômetro digital.

2.2 Métodos
Neste experimento utilizamos o tubo dinâmico, na mangueira transparente

Relacionados