tubo de tipot

2207 palavras 9 páginas
NTRODUÇÃO
Em muitos estudos experimentais de escoamentos é necessário determinar o módulo e a direção da velocidade do fluido em alguns pontos da região estudada. Apesar de ser impossível a obtenção da velocidade num ponto, pode-se determinar a velocidade média numa pequena área ou volume através de instrumentos adequados.
OBJETIVO
O objetivo do uso do tubo de Pitot é determinar as velocidades dos fluidos, sendo usado principalmente em escoamento de gases na aviação e na velocidade da vazão em uma hidrelétrica. Para este relatório, a finalidade é demonstrar na pratica os estudos teóricos do emprego do tubo de Pitot, este que iremos analisar está instalado em um tubo hidráulico fechado com escoamento permanente de água. Neste ensaio foi utilizado um tubo hidráulico com escoamento de água e nele instalado um tubo de Pitot para medir a pressão exercida sobre ele e descobrir a velocidade deste escoamento.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Conceituação Teórica
Para compreendermos melhor a prática deste relatório, vamos dar uma revisada nos fenômenos que iremos encontrar com este experimento:
1. Vazão: É o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto por uma unidade de tempo.
1. Número de Reynolds: É a razão entre forças de inércia e viscosas. Escoamentos com “grande” numero de Reynolds são em geral, turbulentos. Aqueles que as forças viscosas são pequenas em comparação com as forças viscosas são tipicamente laminares. Costuma-se caracterizar um fluido com escoamento laminar com Re < 2300 e escoamento turbulento com Re > 4000. (numero adimensional).
1. Escoamento turbulento: É aquele no qual as partículas fluidas rapidamente se misturam, enquanto se movimentam ao longo do escoamento, devido a flutuações aleatórias no campo tridimensional de velocidades.
1. Escoamento laminar: é definido como aquele no qual o fluido se move em camadas, ou lâminas, uma camada escorregando sobre a adjacente havendo somente troca de quantidade de movimento molecular.

Relacionados

  • Manual De Servi O LSE09
    10026 palavras | 41 páginas