Tuberculose

Páginas: 15 (3600 palavras) Publicado: 10 de janeiro de 2015


- Texto de desenvolvimento (pág.4 até no máximo à pág.8)
- Conclusão (pág. 9)
- Bibliografia (pág. 10)
O tipo de letra deve ser Arial, tamanho 12,5 e com espaçamento entre linhas a 1,5
ACHADOS CLÍNICOS
Tuberculose Pulmonar
As formas pulmonares da tuberculose são as manifestações clínicas mais prevalentes em países com alta endemicidade, tanto nas formas primárias como naspós-primárias. A forma primária pulmonar isoladamente costuma ocorrer pouco tempo depois da formação do complexo primário (até 2 anos), geralmente em crianças, adolescentes ou adultos jovens. A febre é um achado frequente (cerca de 70% dos casos), acompanhado de tosse produtiva, perda ponderal e dor pleurítica (Figura 2).
A forma pós-primária é a apresentação mais comum, geralmente em adultos, ocorrendo porreativação de uma infecção latente ocorrida há anos ou décadas, na maioria das vezes de forma assintomática. Cerca de 85% dos casos de reativação estão restritos somente aos pulmões (Figura 3). Classicamente os principais sintomas são:

tosse crônica com expectoração mucopurulenta. O sintoma respiratório é definido pela persistência da tosse produtiva por um período maior que 3 semanas;fenômenos hemoptoicos, desde laivos sanguinolentos presentes no escarro até hemoptises maciças;
febre predominantemente vespertina diária, acompanhada de sudorese noturna;
perda ponderal.

A depender da extensão do processo, o paciente pode apresentar dor pleurítica e dispneia progressiva.

Figura 2: Radiografia de paciente com tuberculose primária.


Figura 3: Radiografia de pacientecom tuberculose pós-primária.



Tuberculose Extrapulmonar
As formas extrapulmonares de tuberculose envolvem uma gama enorme de órgãos e sistemas, com graus diferentes de gravidade a depender da resposta do hospedeiro em relação à micobactéria. Assumindo o trato respiratório inferior como a principal porta de entrada, a disseminação por contiguidade, continuidade, linfática e hematogênica sãoresponsáveis pelas manifestações apresentadas.

Forma Disseminada de tuberculose
A forma disseminada de tuberculose envolve pelo menos dois órgãos não-contíguos. Classicamente, a manifestação radiológica pulmonar mais comum é o padrão miliar (micronódulos difusos distribuídos por todos os campos pulmonares) refletindo a forma hematogênica de disseminação da tuberculose. As formas disseminadassão mais esperadas em indivíduos imunodeprimidos após o primeiro contato com a micobactéria ou nas formas de reativação após fatores de imunodepressão (Tabela 1).

Tabela 1: Fatores de imunodepressão
Extremos de idade
Desnutrição
Etilismo
Insuficiência renal crônica
Uso de corticoides por tempo prolongado
Neoplasias
Infecção pelo vírus HIV
Transplantes de órgãos sólidos ou medula ósseaUso de imunobiológicos (infliximabe, adalimumabe, rituximabe etc.)

Nas formas disseminadas da tuberculose, há uma maior predileção pelo sistema monocítico-fagocitário, com comprometimento linfonodal difuso, hepatoesplenomegalia e infiltração medular. O tórax pode apresentar o padrão miliar, com baixa positividade na pesquisa do BAAR (Figuras 4 e 5).

Figura 4: tuberculose miliar:radiografia de tórax.


Fonte: II Consenso Brasileiro de tuberculose, 2004.

Figura 5: tuberculose miliar: tomografia computadorizada de tórax.


Fonte: Baum´s Text Pulm Dis 5th ed.

Tuberculose Pleural
A forma pleural é a principal forma de tuberculose extrapulmonar, acometendo sobretudo adolescentes e adultos jovens. Na maioria das vezes, a disseminação ocorre por contiguidade a partir dealgum foco subpleural, pela via linfática ou como extensão do comprometimento pulmonar. Quando se apresenta na forma isolada, somente com comprometimento pleural, muitas vezes não há perda ponderal significativa ou febre.
O sintoma mais importante da tuberculose pleural é a dor pleurítica acompanhada de tosse seca e desconforto respiratório, a depender da extensão do processo. O acometimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tuberculose
  • Tuberculose
  • TUBERCULOSE
  • Tuberculose
  • TUBERCULOSE
  • Tuberculose
  • Tuberculose
  • Tuberculose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!