Ttulação do cu-edta

1318 palavras 6 páginas
Introdução
Em análise volumétrica, a concentração ou massa da amostra é determinada a partir do volume da solução titulante de concentração conhecida. Na análise espectrofotométrica podemos avaliar a absorbância de determinado composto com base num procedimento denominado titulação fotométrica.
A titulação de complexação, titulação complexométrica, complexometria, compleximetria, ou ainda quelatometria, é uma técnica de análise volumétrica na qual a formação de um complexo colorido entre o analito e o titulante é usado para indicar o ponto final da titulação.
Medidas espectrofotométricas ou fotométricas podem ser utilizadas na detecção do ponto de equivalência de titulações, desde que haja variação na coloração das espécies envolvidas ou do indicador no ponto final. Para a obtenção de um ponto de equivalência fotométrico satisfatório, os sistemas absorvedores precisam estar de acordo à Lei de Beer estabelecendo que a absorvância é proporcional a concentração da espécie absorvente. De outro modo, a curva de titulação deixará de ter as regiões necessárias para a extrapolação do ponto final.
A titulação de uma espécie não absorvente com um titulante colorido, que é descorado pela reação, produz uma linha horizontal no estágio inicial, seguido por um aumento rápido da absorbância depois do ponto de equivalência; já a formação de um produto colorido a partir de reagentes incolores, por outro lado, produz inicialmente um aumento da absorbância, seguido por uma região na qual a absorbância torna-se independente do volume do reagente.

Objetivo * Realizar a titulação fotométrica de Cu2+ com EDTA. * Determinação do volume final do titulante através de dados de absorbância.

Materiais e Soluções

* Béquer de 150 ml; * Cubeta; * Bureta; * Solução de Cu2+ aproximadamente 0,04 mol L-1 * Solução padrão de EDTA 0,1 mol L-1. * Solução tampão de pH = 4,0.

Procedimento Experimental 1. Transferiu-se 10,00 mL da solução de Cu2+ para

Relacionados