ttretrtr

504 palavras 3 páginas
Atividade de Direito e Cidadania – Unidade I
Leia os Momentos 1 e 2 e responda as questões abaixo. Envie apenas o gabarito de respostas ao final do exercício.
1) Defina o conceito ao qual estamos nos referindo:
a) Cada um de nós depende “dos outros” para satisfazer uma série de necessidades: comida, roupa, abrigo, defesa. Esta relação de dependência que faz com que haja necessidade de relação entre os indivíduos é denominada de ____________________.
b) Há a contínua e profunda ação entre os indivíduos, que ocorre com todos nós, através da família, da escola, da cultura, dos jornais, do rádio, da Internet, da televisão é conhecida como _______________.
2) Complete: A um pequeno conjunto de indivíduos, relativamente bem estruturados, bem interligados denominamos __________________, enquanto o grande conjunto das criaturas humanas, impreciso e indefinido, caracteriza uma __________________________.
3) Defina baseado no conceito (Utilize no máximo 2 palavras):
a) Ela tem como princípio diretor as relações entre particulares. Pode-se então definir como a virtude pela qual “um particular dá a outro particular aquilo que lhe é rigorosamente devido, observada uma igualdade simples ou real”. _____________________.
b) Relação em que o particular é a pessoa obrigada e a sociedade é a entidade beneficiária. Cada particular dá à sociedade sua cooperação para o bem comum. Essa obrigação alcança governantes e governados _________________________.
4) Atualmente, podemos referenciar duas concepções dominantes que veiculam determinada representação da cidadania:
a) A primeira opõe a sociedade ao Estado, enfatiza a liberdade individual ou comunitária, rejeita a interferência do Estado, considerado um poder externo à sociedade e que pela força a ela se impõe. Consiste em representar o Estado como aparelho a serviço das classes sociais dominantes.
b) A segunda privilegia a tradição, a identidade cultural de um povo, a continuidade histórica da nação. Consiste em considerar

Relacionados