Ttrabalho Sistema de informação, TI, Sistema Integrado de gestão

952 palavras 4 páginas
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM LOGÍSTICA

Uso estratégico do sistema de informação gerencial: estudo de caso da Petrobrás na unidade de negócios da bacia de Campos (UN-BC)

Salvador – BA, 2015
Resumo

A importância da informação dentro das organizações aumenta de acordo com o crescimento da complexidade da sociedade e das organizações.
O que seria Tecnologia da informação e Sistema de Informação? É difícil definir com exatidão, pois temos autores, como Alter 1992, que faz distinção entre Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação, restringindo à primeira expressão apenas os aspectos técnicos, enquanto que a segunda corresponderia às questões relativas ao fluxo de trabalho, pessoas e informações envolvidas.
Já, no entanto, outros autoresusam o termo tecnologia da informação abrangendo ambos os aspectos, como é a visão de Henderson&Venkatraman(1993).
A Tecnologia de Informação surgiu como uma ferramenta para redução de custos e para agilizar o processo de troca de informações.
Unindo o potencial da informática e o poder de interconexão das telecomunicações, pode-se transformar e integrar todas as áreas e setores das empresas, indústrias, economia, comércio, marketing, etc. O uso da TI permite uma infinidade de opções de aplicações que podem auxiliar aprimorar e facilitar desde a automatização de tarefas até a tomada de decisões gerenciais.
Sistema da Informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletem (entradas), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.
Esses componentes inter-relacionados dentro de uma empresa formam o SIG onde o principal objetivo é fornecer informação para a tomada de decisão, ou seja, fornecer relatórios, e surgiu com o intuito de auxiliar gerentes em suas funções.

SIG- UM-BC
Detentora de dois produtos, o óleo e o gás naturala UN-BC (Unidade

Relacionados

  • Desenho de programa de treinamento online orientado por estratégias de aprendizagem no trabalho: uma proposta preliminar
    23865 palavras | 96 páginas
  • Qualidade de vida dos Professores de Enfermagem
    20602 palavras | 83 páginas