TTPG

2352 palavras 10 páginas
Bion e os grupos

Bion foi um psiquiatra e psicanalista que desenvolveu pesquisas sobre a formação e fenômenos de grupo, entre outros assuntos, iniciou seus trabalhos com grupos na ala dereabilitação de militares do Hospital Northfield (durante a segunda guerra mundial) e, depois estudou inúmeros grupos terapêuticos na Clínica Tavistock e em seu consultório.
Suas principais influências teóricas são a psicanálise freudiana com a psicologia das massas, a teoria das três pulsões do Dr. Hadfiel e as contribuições de Melanie Klein.
Bion pode-se dividir em: experimentos com grupos; o estudo do funcionamento psicótico baseado na obra de Melanie Klein; e consagra-se aprofundando-se nos atendimentos à pacientes psicóticos.
Bion introduz o uso de metáforas para facilitar a comunicação do analista com o paciente porque acreditava que a linguagem verbal poderia ser falha.
Bion adotava uma postura de evitar resolver os conflitos que começassem a surgir entre os pacientes e evitava interferir até que os reclamantes tivessem amadurecido os problemas e suas soluções. Ele simplesmente procurava convencer "grupos de doentesa aceitar como tarefa o estudo de suas tensões”.
Bion teve Seu interesse em processos grupais estimulado quando, como um oficial do Exército britânico, durante a Segunda Guerra Mundial, estava ocupado na seleção de homens, em papéis liderança, lotados em uma unidade de reabilitação de pacientes psiquiátricos. Naquele momento ele não pensava em transformar os membros destes grupos para retornarem ao trabalho, mas na melhor maneira de chegar no que havia percebido, isto é, a inabilidade, de parte dos pacientes, para funcionar adequadamente como membros da sociedade ou, em outras palavras, como membros de grupo. Ele viu esta inabilidade tanto na comunidade do hospital como na sociedade em geral.
Ele define um grupo como uma função ou conjunto de funções de um agregado de indivíduos. Não é uma função de qualquer parte separadamente, nem é um agregado sem

Relacionados

  • Prevalência de alterações vocais em estudantes de fonoaudiologia em situações de estresse emocional
    4775 palavras | 20 páginas
  • TCC Técnico em Plástico
    35891 palavras | 144 páginas