TST PRETROLEO

2066 palavras 9 páginas
Segurança do Trabalho

REFINO DO PETRÓLEO

Rio de Janeiro
2013

REFINO DO PETRÓLEO

Projeto de conhecimento e avaliação do trabalho em duplas, apresentado ao SENAC.

Docente:

Rio de Janeiro
2013
1 INTRODUÇÃO 4
2 REFINARIA 5
3 Saúde e Meio Ambiente 8
4 Normas Regulamentadoras Aplicadas ao Refinamento 9
5 Conclusão 10
6 Referências 11

1 INTRODUÇÃO Este trabalho visa informar sobre o refino do petróleo desde sua forma extraída até sua forma refinada. Além de informar as Nr’s utilizadas e em todos os processos de refino, tecnologia e ferramentas utilizadas. Mostrando também todas as etapas dos trabalhadores expostos e os riscos diários á sua saúde. Com base para proporcionar um resumo detalhado sobre o produto que está presente em nossas vidas, desde a produção de combustíveis até mesmo a indústria cosmética.

2 REFINARIA
Refinaria é o nome usual para referir-se as destilarias de petróleo que realizam o processo químico de limpeza e refino do óleo cru extraído dos poços e minas de óleo bruto, produzindo diversos derivados de petróleo, como lubrificantes, aguarrás, asfalto, coque, diesel, gasolina, GLP, nafta, querosene, querosene de aviação e outros.
O petróleo bruto (não processado) é composto de diversos hidrocarbonetos, com propriedades físico-químicas diferentes. Por isso, tem pouca utilidade prática ou uso.No processo de refino, os hidrocarbonetos são separados, por destilação, e as impurezas removidas. Estes produtos podem então ser utilizados em diversas aplicações.
No seu interior, a torre dispõe de uma série de pratos ou vasos colocados a diferentes alturas. Quando o petróleo é aquecido até à sua temperatura de ebulição liberta vapores que sobem pela coluna através de tubos soldados aos pratos e cobertos por campânulas, de maneira que os vapores são forçados a borbulhar através do

Relacionados