Tsp4 V Rios

1661 palavras 7 páginas
COMPREENSÃO DA L3eINGUAGEM

ESTÁGIOS DE COMPREENSÃO DA LINGUAGEM
1) PROCESSOS PERCEPTIVOS: forma como a mensagem é codificada.
2) ANÁLISE: criação de representações mentais das palavras.
3) UTILIZAÇÃO: utilização da representação.
A ESTRUTURA DA LINGUAGEM
A linguagem implica na criação de regras que nos auxiliam a interpretá-la.
SUBPADRÕES DA LINGUAGEM
Não aprendemos a interpretar todas as sentenças possíveis, mas aprendemos a interpretar subpadrões destas sentenças e a combiná-los de diversas formas, gerando assim uma maneira quase automática de interpretações dos mesmos.
IMEDIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO
As pessoas tentam extrair o máximo possível de significado de cada palavra no momento em que ela chega, sem esperar até o final da sentença, para interpretá-la. Isto significa que começamos a dar significado a uma frase antes mesmo de ouvi-la.
UTILIZAÇÃO DE PISTAS
Analisar uma sentença implica combinar significados das palavras individualmente. Para isto precisamos observar a ordem das palavras na sentença e o uso de palavras como as conjunções, que, muitas vezes, determinam a palavra que as acompanham.
Outro fenômeno que acontece na busca de significado das palavras é a utilização de pistas semânticas.
PRESENÇA DE AMBIGUIDADE
Muitas sentenças podem não ser entendidas corretamente por conterem ambiguidades em suas estruturas, e isto implica na necessidade de correção que os indivíduos têm de fazer para tentar descobrir seus significados.
Para resolver o problema da ambiguidade, as pessoas utilizam os seguintes recursos: inicialmente, o processameno sintático, seguido pelo processamento semântico.

ATENÇÃO E DESEMPENHO

A atenção pode ser caracterizada pela sua seletividade e intensidade. A seletividade estreita o foco do processamento da informação de uma larga faixa de estímulos, pensamentos e respostas,

Relacionados

  • Projeto de Extenção à Comunidade
    112795 palavras | 452 páginas