tsnshahababbababsbs

7707 palavras 31 páginas
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA
E ABASTECIMENTO

MAPA

CONCURSO PÚBLICO
Nº 001/2014
TIPO

04
AZUL

Agente de Atividades
Agropecuárias

TARDE

CONCURSO PÚBLICO – MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO – MAPA
CARGO: AGENTE DE ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS
Texto para responder às questões de 01 a 03.
Gerador de frases machistas
Campanha da ONU tenta mudar estereótipos femininos que se propagam em sistemas de buscas na internet.
Dessa os internautas de língua portuguesa escaparam por pouco. O órgão das Nações Unidas para a igualdade de gênero lançou campanha mundial em novembro deste 2013 contra o machismo entranhado nos sistemas de busca da internet. O preenchimento automático do Google sugere ao usuário uma lista dos termos mais procurados ligados aos termos digitados.
Ao digitar “women shouldn’t” (mulheres não devem) no campo de pesquisa, o publicitário Christopher Hunt (diretor de arte da agência Ogilvy & Mather, em Dubai, nos Emirados Árabes) percebeu que a ferramenta autocompletar frases sugeria construções como “mulheres não devem trabalhar”, “ter direitos”, “votar”, “falar na igreja”, “serem dignas de confiança” ou como “mulheres precisam ser disciplinadas”. A busca pela mesma expressão, com a palavra “homem” como sujeito, traz resultados bem diferentes: “homem não deve chorar”, “ser bonzinho” etc.
Em português, a expressão “mulheres não devem” não enumera sugestões sexistas ao Google, ao menos nas buscas mais populares no Brasil. Os estereótipos emergem, na verdade, quando o termo pesquisado é “mulherada”.
(Língua Portuguesa, Dez/2013.)

01
Os elementos de coesão são responsáveis pela clareza do texto. Ao iniciar o texto usando o pronome demonstrativo, é feita uma referência à
A) mudança de estereótipos femininos.
B) busca na Internet por estereótipos femininos.
C) campanha da ONU para a igualdade de gênero.
D) situação tratada quanto ao “gerador de frases machistas”.

02
De acordo com o texto, a

Relacionados