Tríade: fazer, apreciar, refletir rcn

932 palavras 4 páginas
TRABALHO DA DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Curitiba

2012 ASSISTIR AO VÍDEO E REFLETIR

Assista ao vídeo da professora Luciana do Nascimento Santos, Educadora Nota 10 do Prêmio Victor Civita de 2008 na categoria Educação Infantil. O vídeo encontra-se no endereço eletrônico indicado abaixo e será apresentado na aula 5 da disciplina Organização Pedagógica da Educação Infantil. http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/origens-africanas-num-pais-chamado- brasil-431343.shtml

Assista ao vídeo indicado e responda por escrito as questões a seguir de acordo com o vídeo e os conteúdos da aula 5:

1. Quais propostas apresentadas pela professora aos seus alunos referem-se ao fazer em artes visuais e música? O Fazer: Exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte e música proporciona o desenvolvimento de um percurso de criação pessoal.

Foram utilizadas revistas, fotos e livros específicos como o da Unicef, para demonstrar a influência da cultura africana no povo brasileiro, instrumentos diversos com o mesmo intuito também foram apresentados. A partir do material apresentado, as crianças elaboraram um mural com imagens Brasil-África. Com os instrumentos, as crianças brincaram e tocaram diversos ritmos de músicas brasileiras sob a influência africana e dançadas também com roupas referentes à música trabalhada. A capoeira, arte de origem africana, foco principal do projeto foi também o objeto de maior interesse dos alunos, sendo apreciada em todas as brincadeiras após sua apresentação.

2. Quais propostas apresentadas pela professora aos seus alunos referem-se à apreciação em artes visuais e música? A Apreciação: Percepção do sentido que o objeto propõe a observação da fruição; visa desenvolver a capacidade de construção de sentido, reconhecimento e análise de obras de arte e de seus produtores e também conhecer o patrimônio cultural e artístico.

Relacionados

  • avaliação na educação infantil
    1310 palavras | 6 páginas
  • Trabalho de conclusão de aprendizagem
    4776 palavras | 20 páginas
  • Anais Abemcongresso 2010 Parte2
    397825 palavras | 1592 páginas