Três Poetas Modernistas: Sophia Andressen, Herberto Helder, Melo e Castro

1172 palavras 5 páginas
Poetas modernistas portugueses

Breve introdução

Sophia Andressen

A poeta Sophia Andressen possui uma forma única de escrever, traz expressão no seu poema, sua preocupação é sentir a emoção que a poesia lhe faz sentir. Sophia mostra como a poesia está presente em sua vida e o imenso gozo que sente, é como se criador e obra fossem um único ser.
Sua poesia é carregada de expressão-comunicativa em que enfatiza a emoção, transborda sesnsibilidade nas descrições das paisagens e sua importância para sua vida, o detalhe no mais ínfimo objeto também mostra a tamanha sensibilidade dessa alma rara.

Herberto Helder

Herberto Helder é um poeta que buscou o sentido da palavra, na concepção de explorar o sentido mágico da semântica, este poeta, contemporâneo também de Fernando Pessoa, sabe dos sentidos que a palavra adquire dependendo de seu contexto. É um poeta expressivo-construtivo, busca a construção da poesia. O lado racional tem suma importância na busca pelas palavras exatas dentro de um contexto criado, para gerar o sentido da construção.

Melo e Castro

O poeta Melo e Castro possui uma veia experimental, pois busca o efeito causado pelo visual da palavra. O texto é ao mesmo tempo imagem, desenho, visão que desperta os sentidos de quem entra em contato com a obra. Castro foi influenciado pelos poetas concretistas brasileiros (entre eles: Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari)
A idéia da info-poesia é criar um efeito visual, é construir imagens por meio das palavras e de seus sentidos.

Análise
Serão analisados os poemas dos poetas para se ter mais clareza do que foi expresso acima.

Ausência

Num deserto sem água
Numa noite sem lua
Num país sem nome
Ou numa terra nua

Por maior que seja o desespero
Nenhuma ausência é mais funda do que a tua.

(Sophia Andressen)

Um poema que busca o sentimento intenso. Um poema que mostra toda sensibilidade desta poeta expressiva.

Na primeira estrofe do poema, a

Relacionados