trwtrtw

4711 palavras 19 páginas
A sociologia surgiu no fim do século XVIII e inicio do século XIX; definida como a ciência que estuda o comportamento da sociedade de maneira geral visa às questões que envolvem as relações existentes entre os indivíduos na vida coletiva.
As primeiras teorias sociológicas surgiram em meados do século XIX, na Europa, voltadas para o problema das relações dos indivíduos entre si e com a sociedade; esse problema tornou-se o foco central dos primeiros estudos realizados. Os primeiros sociólogos construíram conceitos voltados para a tentativa de interpretar por critérios científicos a realidade social; daí o primeiro choque vivido pela sociologia, já que o seu objetivo era corrigir os problemas sociais por meio da razão e não pelos comuns critérios científicos.
Com a eclosão dos conflitos e das transformações provocadas pelas revoluções sociais, surge o positivismo que se caracterizou como uma nova forma de pensar, cujo foco era organizar e reestruturar a sociedade buscando manter a nova ordem capitalista. Saint-Simon, o precursor moderno da sociologia, viveu no momento em que eclodiu a Revolução Francesa as transformações políticas que aconteceram com o fim do feudalismo e a ascensão da burguesia; com isso o surgimento de um sistema, denominado sistema industrial, determinou fim definitivo ao antigo regime feudal. Esse sistema industrial era fundamentado no esclarecimento motivado pela razão científica e de acordo com Saint-Simon a sociedade industrial transformaria a natureza de forma ordeira e pacifica, de modo que os resultados obtidos pudessem assegurar a todos os seus membros a total satisfação de suas necessidades materiais e espirituais.
Assim como Saint-Simon, Auguste Comte (um dos principais fundadores do positivismo voltado para a análise social, construía suas obras baseando-se nas idéias simonianas) admitia que a sociedade industrial necessitava passar por mudanças morais importantes para que o seu sentido fosse reajustado na direção correta.

Relacionados