trtsyhdtruj6

3416 palavras 14 páginas
1 INTRODUÇÃO:
Conforme exposto por Fleury, Wanke, Figueiredo e Colaboradores (2007) pode-se compreender que as tecnologias de informação contribuem para alcance de maior eficiência na geração de valor para as organizações, uma vez que impactam no planejamento, execução e controle logístico, servindo, em alguns casos, como ferramenta de redução de custos e de obtenção de vantagem competitiva. Esses autores corroboram com o pensamento de Bowersox e Closs (2011) que tratam as evoluções na Logística como consequência da maior complexidade operacional, o que fez que o controle simplista, feito anteriormente em papel, fosse substituído pelo automatizado e, consequentemente, por confiabilidade nas informações, agilidade na sua transmissão e minimização de falhas. Este breve resumo abrange tópicos desde a importância e a arquitetura das informações na logística, os fluxos dos sistemas de informações, exemplificação de tecnologias utilizadas pelas organizações no seu dia-a-dia e, finalizando, indicadores de desempenho logísticos na busca de melhoria contínua.

2 FUNCIONALIDADE E PRINCÍPIOS DA INFORMAÇÃO:
Bowersox e Closs (2011) apresentam as três razões básicas que determinam que a precisão das informações em tempo hábil seja crucial para a eficácia dos Sistemas de Informações Logísticas (LIS). São estas: (1) os clientes consideram que informações sobre status de pedido, disponibilidade de produto, programação de entrega e faturamento são fatores essenciais do serviço ao cliente; (2) a informação torna-se um instrumento eficaz na redução de estoque e da necessidade de recursos humanos; (3) vantagem estratégica obtida pela maior flexibilidade na decisão de utilização de recursos.
De acordo com Bowersox e Closs (2011) a funcionalidade da informação se aplica à logística com o intuito de criar um processo integrado entre os setores da empresa. Essa integração se baseia em quatro níveis de funcionalidade: (1) sistemas transacionais - corresponde ao nível mais

Relacionados