trtrewy

4325 palavras 18 páginas
ESAÚ E JACÓ

Professora Sandra Teresinha Brandt
Língua Portuguesa

Dois Irmãos
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
1 LEITURA HORIZONTAL 04
1.1 PERSONAGENS 04
1.1.1 Principais 04
1.1.2 Secundários 04
1.2 ESPAÇO 05
1.3 TEMPO 05
1.4 RESUMO 06
2 LEITURA VERTICAL (ASPECTOS HISTÓRICO-SÓCIO-CULTURAIS) 07
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
ANEXO A – BIOGRAFIA 13
ANEXO B – VOCABULÁRIO 15

INTRODUÇÃO
Atualmente, a literatura é um tipo de fonte bastante utilizada por historiadores, pois pode possibilitar uma série de interpretações a respeito de relações sociais tecidas em diferentes contextos históricos. Os literatos, através de seus escritos expressam as aflições, dilemas e impasses vivenciados por sujeitos e grupos sociais em diversas situações, além de possibilitar o entendimento sobre modos de vida, costumes e visões de mundo de grupos sociais. Como um breve exercício a respeito do uso da literatura, enquanto fonte, propomos a análise da obra Esaú e Jacó, publicada em 1904, escrita por Machado de Assis, no sentido de abrir campos interpretativos sobre a Proclamação da República no Brasil, e especificamente, na sociedade carioca, diante da transição de regime político processado no final do sec. XIX. 1 LEITURA HORIZONTAL
1.1 PERSONAGENS
1.1.1 Principais
Aires: velho diplomata aposentado, discreto e de gostos apurados. Ocupa o centro de toda a narrativa, já que a mesma é acompanhada de seus conselhos e reflexões. Presta certa assistência à toda a família, principalmente aos gêmeos, bem como à Flora. Muito estimado por sua sabedoria e índole irrepreensível.
Pedro e Paulo: são os gêmeos que nomeiam o livro (Esaú e Jacó). A principal característica de ambos é a rivalidade sem causa aparente e que precede o nascimento, já que brigam desde o ventre materno. Pedro tende a ser mais dissimulado e Paulo, impetuoso.
Flora:uma jovem meiga, bela, de alma doce e sensível; porém indecisa, apaixona-se pelos dois rapazes, oscila entre um e

Relacionados