trtrabalho de contabilidade Financeira

1583 palavras 7 páginas
PERGUNTAS DE DESENVOLVIMENTO
Ano Lectivo 2010/2011
Trabalho

Perguntas;
1- O que é um descoberto bancário?
R) - É uma modalidade de crédito de muito curto prazo que visa colmatar imprevistos momentâneos de capital, sendo disponibilizado na conta à ordem do cliente. O Banco autoriza previamente o cliente a debitar a sua conta de DO mesmo na ausência de saldo credor. Neste caso, é o cliente que negoceia com o Banco o montante autorizado, a respectiva taxa de juro e o período de vigência do saldo a descoberto.
Uma das formas mais conhecidas deste descoberto é a conta ordenado, que é constituída tendo por base uma conta DO especial, acessível a trabalhadores efectivos ou a reformados/ pensionistas, que para o efeito deverão domiciliar o seu ordenado na instituição financeira.
O titular da conta goza de um crédito (descoberto autorizado) no valor do seu ordenado líquido ou pensão mensal, podendo assim antecipar o recebimento de tais quantias e fazer face a pequenas despesas inesperadas.
O reembolso do crédito utilizado deverá ser feito o mais rápido possível. Nas contas ordenadas o mais usual é o crédito ficar liquidado assim que o vencimento seja creditado na conta D.O. Entre a data de utilização do crédito e o seu reembolso são contados juros diários que serão cobrados no mesmo momento do pagamento do capital.

2- O que é uma conta corrente caucionada?
R) - As contas-correntes (caucionadas) são assim uma das fontes de financiamento bancário com carácter de curto prazo e caracterizam-se pelos seguintes aspectos fundamentais: é estabelecido um limite de crédito (e não de uma quantia fixa) por parte da entidade bancária; criação de uma conta paralela a partir da qual são efectuados os movimentos articuladamente com a conta à ordem (a empresa tem liberdade para tirar e colocar valores na conta paralela até ao montante limite); normalmente a validade é de 180 dias renováveis; os juros são calculados diariamente em função do capital emprestado em cada

Relacionados