trsifoufoifio

316 palavras 2 páginas
Resumo

Esta resenha busca apresentar uma análise da obra “O que é realidade”. Ela teve como objetivo expor como a realidade é interpretada pelos indivíduos; como é construída, edificada, mantida e influênciada pelos diversos fatores que a constituem. Os instrumentos utilizados foram explanações e uso de citações da obra parafundamentar as ideias nela apresentada. Considerou-se que a realidade tem uma multiplicidade de sentidos, e que se têm várias formas de interprete-lá, a depender de quem a observa. Contudo, infere-se que essa realidade é constituída pelo individuo, a partir do que ele toma como sua verdade, ou seja, ponto de vista, e é válido tomaressas variações para enriquecer a visão que se tem do que é real.

Palavras-chaves: Realidade; Interpretação; Indivíduo; Influência; Variação.

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. O que é realidade. 10 ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.

1 Dados do autor

Formado em Psicologia pela PUC –Campinas; concluiu o mestrado em Psicologia Educacional e por ser fascinado por qualquer tipo de arte, utilizou como tema de sua dissertação de mestrado: “Como a arte se constitui num elemento educativo”; atualmente leciona Psicologia da Arte na Universidade Federal de Uberlândia (MG), mas gostaria de ocupar todo o seu tempo lendo eescrevendo poesia; além desta, tem outras obras publicadas como: “Enigma” (poesia), em 1979, pela Universidade Federal de Uberlândia; “Fundamentos estéticos da educação” (filosofia), em 1981, pela Editora Papirus; “A política da loucura: A antipsiquiatria”, em 1983, pela Editora Papirus; “Por que arte-educação?”, também em 1983, pelaeditora Papirus.

2 Introdução

É uma obra filosófica e dividida em seis capítulos: “Cai na real”; “No princípio era a palavra”; “A edificação da realidade”; “A manutenção da realidade”; “ A aprendizagem da realidade”; “A realidade científica”. No texto, o autor apresentou a definição de realidade, que a principio parece ser

Relacionados