trsbslho de pedagogis

985 palavras 4 páginas
Identidades juvenis e escolas: arenas de conflitos e possibilidades Em uma pesquisa sobre o assunto indentidades juvenis li um recorte do artigo de DAYRELL, Juarez e REIS, Juliana Batista. Juventude e Escola: Reflexões sobre o Ensino da Sociologia no ensino médio.Apresento os Anais do XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Recife 2007 :
As culturas juvenis
Outro tópico importante na construção das identidades juvenis são as culturas. Pois a cultura é um mundo privilegiado de práticas e representações simbólicas, e rituais em que esses jovens vão construído sua identidade da tribo a qual pertence e criam códigos para comunicação pessoal como forma de proteger suas ideias dos educadores, pais e patrões, no entanto pegando-os como referência. A música Dentro da cultura a música tem uma forte expressão de manifestar os principais valores de um determinado povo. No meio da juventude tem uma importância especial, pois se trata de uma forma de fuga da realidade, pois quando esses jovens escutam as músicas dá uma sensação de poder e liberdade, em que esses jovens vão construindo a sua identidade.A música para a cultura juvenil tem um grande valor simbólico, mesmo que esta seja somente barulho, e que não tem nenhum significado para os adultos, mas para o jovem é repleta de sentido, pois é uma forma de manifestar seu pensamento sobre o mundo que está ao seu redor.
A moda
A moda é uma tendência que está presente em todas as culturas, no contexto juvenil, pois a moda não representa somente roupas, mas é a transmissão de idéia, costumes e linguagem em que esses jovens utilizam para se identificar e ser reconhecido no grupo em que pertence.
Heróis
A reverencia aos heróis está presente em todas as culturas de uma maneira especial para o contexto juvenil, pois para os jovens os heróis servem como bússola, ou seja, orienta o caminho desses jovens por onde devem percorrer, pois estes precisam pessoas que indiquem caminho para que estes possam

Relacionados