TROVADORISMO

1358 palavras 6 páginas
TROVADORISMO

O trovadorismo surgiu provavelmente entre os séculos X e XI e floresceu na península Ibérica do século XII ao século XIV.
Os trovadores eram compositores de cantigas (amorosas, religiosas ou satíricas) e eram muito respeitados na idade média, porque deles provinha à música que servia para acompanhar as festividades ou as reuniões solenes das cortes, assim como os banquetes ou as núpcias.
Os grupos musicais podiam ser fixos numa corte, ou grupo viajantes de uma corte para outra. Era raro que o próprio trovador toma-se a iniciativa de se tornar músico ou cantor. Para freqüentar a corte o trovador precisava ser nobre , geralmente os de baixa linhagem. Mas com o decorrer da idade média surgiram trovadores de alta linhagem da nobreza.
Os artistas que não vinham de origens nobres eram denominados de jogral. Os jograis eram de origem popular que compunham cantigas acompanhadas de instrumentos como alaúdes, por exemplo. Havia, também, os menestréis, que eram ao mesmo tempo, poetas, contistas e músicos. Eles começaram a ser substituídos pelos trovadores, o que os levou a vida popular.
No trovadorismo a três tipos de cantigas
Cantigas lírico-amorosas;
Cantigas satíricas;
Cantigas religiosas.

CANTIGAS LÍRICO-AMOROSAS

Eram de dois tipos, bem distintos: de amor e de amigo.

CANTIGAS DE AMOR

Refletiam sentimentos de um eu lírico masculino, que reclama do sofrimento de um amor rejeitado. A mulher que o faz sofrer é retratado sempre como superior, ingrata, cruel até, impiedosa. Mas, mesmo assim, o tratamento que dispensa a ela é respeitoso, na justa medida do amor cortês: não divulga o nome da amada, nem se excede na exposição emocional. Essa amada é chamada apenas de "senhor" ou "dona" - no galego-português, língua falada na época.

As cantigas de amor têm como modelo as cantigas provençais. As cortes de Provença, na França, eram um rico posto de passagem de caravanas de comércio e de peregrinação religiosa a Roma ou

Relacionados