Trovadorismo

Páginas: 5 (1235 palavras) Publicado: 5 de abril de 2015
Contexto Histórico


Momento final da Idade Média na Península Ibérica, onde a cultura apresenta a religiosidade como elemento marcante.
A vida do homem medieval é totalmente norteada pelos valores religiosos e para a salvação da alma. O maior temor humano era a idéia do inferno que torna o ser medieval submisso à Igreja e seus representantes.

São comuns procissões, romarias, construção detemplos religiosos, missas etc. A arte reflete, então, esse sentimento religioso em que tudo gira em torno de Deus. Por isso, essa época é chamada de Teocêntrica.

As relações sociais estão baseadas também na submissão aos senhores feudais. Estes eram os detentores da posse da terra, habitavam castelos e exerciam o poder absoluto sobre seus servos ou vassalos. Há bastante distanciamento entre asclasses sociais, marcando bem a superioridade de uma sobre a outra.

O marco inicial do Trovadorismo data da primeira cantiga feita por Paio Soares Taveirós, provavelmente em 1198, entitulada Cantiga da Ribeirinha.

Introdução
 
Podemos dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava noprocesso de formação nacional.
 
 
Trovadores 
 
Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiroda Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”.
 
Os trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa são: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho.
 
No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo). 
 
Cantigas deMaldizer: através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa satirizada podia aparecer explicitamente na cantiga ou não.
 
Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando-se de duplos sentidos.
 
Cantigas deAmor: neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferior (de vassalo) a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido. As cantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico na época do feudalismo, pois o trovador passa a ser o vassalo da amada (suserana) e espera receber um benefício em troca de seus “serviços” (as trovas, o amordispensado, sofrimento pelo amor não correspondido).
 
Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o eu-lírico é um homem, nas de Amigo é uma mulher (embora os escritores fossem homens). A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado. O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado. 


Características:
Trovadorismo
O Trovadorismo se caracteriza como um estilo de época, oqual se manifestou na Idade Média, durante o período do feudalismo.
 
O trovadorismo é um gênero literário que surgiu na idade média por volta do século XII. Os trovadores eram homens da nobreza escreviam as poesias e as cantavam em forma de cantiga. Quando um homem não era nobre e escrevia as trovas, ele era chamado de jogral. 


As cantigas do trovadorismo se dividiam em quatro categorias:cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.


Cantigas de Amor
Nesse tipo de cantiga o trovador coloca-se em uma posição inferior à da mulher amada. Pode ser interpretada como uma cantiga de um vassalo apaixonado por uma moça da nobreza. Outras características dessa cantiga são: 
• Eu lírico masculino
• Assunto Principal: o sofrimento amoroso do eu-lírico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • trovadorismo
  • Trovadorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!