Trovadorismo

Páginas: 3 (545 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
O Início da Literatura no Brasil é marcada pelo QUINHENTISMO, na época da descoberta de nossa terra pelos portugueses no século XVI. Daí o nome quinhentismo ( 1500 ). Marca as produções literáriasiniciais pela terra encontrada...a carta de Pero Vaz de Caminha, relatando ao Rei D.Manoel as características do território, pode ser considerado o primeiro documento literário produzido no Brasil. Deinício as produções marcam um ufanismo ,recheado de adjetivos que exaltam o solo e a natureza aqui encontrados pelos lusitanos.
Com a característica da Contrarreforma( movimento vindo da Idade Médiaque valorizava os valores cristãos acima de tudo) os jesuítas tinham a preocupação de catequizar os índios, sendo o maior responsável por isso o padre José de Anchieta(foto). Daí vem a ligação doBrasil com a religião católica.
A carta de Pero Vaz é pertencente ao tipo de Literatura informativa,isto é, o tipo de Literatura que traz conhecimentos,valores,costumes ou aspectos culturais einformativos sobre algo.
Os primeiros escritos brasileiros, na verdade, constituem-se de documentos informativos. A própria carta de Pero Vaz de Caminha faz parte destes primeiros escritos, em que sãorelatadas as características do país tal e qual foi encontrado pelos primeiros colonizadores. A carta mostra o olhar do colonizador sobre a nova terra, prenhe de promessas, assim como contém observaçõesvaliosas sobre os índios, informações estas que nos trazem um ideia de como o português encarava os costumes dos nativos.
Tal documento insere-se no gênero da literatura de viagens, gênero muito comum noséculo XVI, em que a expansão marítima punha o europeu em contato com os povos de além-mar. Outros documentos de grande importância são os escritos dos jesuítas, entre eles, o Diálogo sobre aConversão do Gentio (1549), de Pe. Manoel da Nóbrega, e o Tratado da Terra e da Gente do Brasil, de Fernão Cardim (publicado apenas em 1925). Pero de Magalhães Gândavo escreveu a História da Província de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • trovadorismo
  • Trovadorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!