trovadorismo manifestaçao artistica

Páginas: 8 (1954 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Usuário(a) Discussão:Lemarlou/Biodiesel



Béquer contendo biodiesel (B100) produzido a partir de óleo de soja.
O biodiesel é um éster de ácido graxo, renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também pelosprocessos de craqueamento e esterificação.
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções.
O nome biodiesel muitas vezes é confundido com a misturadiesel+biodiesel, disponível em alguns postos de combustível. A designação correta para a mistura vendida nestes postos deve ser precedida pela letra B (do inglês Blend). Neste caso, a mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.
Processo de fabricação[editar código-fonte]
A reação de transesterificação[editar código-fonte]
Verartigo principal: Transesterificação
O biodiesel é comumente produzido por meio de uma reação química denominada transesterificação. No caso específico para a reação abaixo, os triacilglicerois de origem animal, reagem com o metanol, na presença de um catalisador, produzindo glicerol (subproduto) e o éster metílico de ácido graxo (biodiesel, conhecido pelo acrônico em inglêsFAME - fatty acidmethyl ester). A reação de transesterificação pode ser catalisada por ácido ou base.

Metanol versus etanol[editar código-fonte]
O uso de etanol[editar código-fonte]
Um mito foi criado quanto à utilização de etanol no processo de transesterição, dizendo que este não pode ser reagente do processo.
O emprego de etanol anidro (grau de pureza maior que 99%) é necessário, pois a presença de água nareação de transesterificação leva ao surgimento de emulsões.
Fontes alternativas de óleos e gorduras[editar código-fonte]
O biodiesel pode ser produzido a partir de qualquer fonte de ácidos graxos, porém nem todas as fontes de ácidos graxos viabilizam o processo a nível industrial. Os resíduos graxos também aparecem como matéria-prima para a produção do biodiesel. Nesse sentido, podem sercitados os óleos de frituras, as borras de refinação, a matéria graxa dos esgotos, óleos ou gorduras vegetais ou animais fora de especificação, ácidos graxos, etc. Algas também são uma possível fonte alternativa de óleos.1
Separação dos ésteres da glicerina[editar código-fonte]
Após a reação de transesterificação, os ésteres resultantes devem ser separados da glicerina, dos reagentes em excesso e docatalisador da reação. Isto pode ser feito em 2 passos.
Primeiro, separa-se a glicerina via decantação ou centrifugação. Seguidamente eliminam-se os sabões, restos de catalisador e de metanol/etanol por um processo de lavagem com água e borbulhação ou utilização de silicato de magnésio, requerendo este último uma filtragem, ou por destilação, que dispensa o uso de produtos químicos para promover apurificação.
Influência da química dos ácidos graxos nas características do combustível[editar código-fonte]
Os ácidos graxos diferem entre si a partir de três características:
1. o tamanho de sua cadeia hidrocarbônica;
2. o número de insaturações;
3. presença de grupamentos químicos.
Quanto maior a cadeia hidrocarbônica da molécula, maior o número de cetano e a lubricidade do combustível.Porém, maior o ponto de névoa e o ponto de entupimento. Assim, moléculas exageradamente grandes (ésteres alquílicos do ácido erúcico, araquidônico ou eicosanóico) devido ao processo de pre-aquecimento tornam o combustível de uso difícil em regiões com temperaturas baixas.
Quanto às insaturações, quanto menor o número de insaturações (duplas ligações) nas moléculas, maior o número de cetano do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trovadorismo manifestaçao artistica
  • Manifestacao artistica
  • O graffiti como manifestação artística
  • Manifestações artísticas do trovadorismo
  • Manifestação
  • Manifestação
  • mANIFESTAÇÃO
  • TROVADORISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!