Tronco do Ipê

Páginas: 4 (883 palavras) Publicado: 7 de janeiro de 2014
 . ENREDO
Mário, o protagonista, vive na fazenda junto com sua mãe, D. Francisca, sob os cuidados do “Barão da Espera”, o Sr. Joaquim de Freitas, que o tinha como seu protegido, oferecendoa ele e à sua mãe todo o necessário para viver.
O jovem Mário suspeita que seu pai foi assassinado e vive oprimido por esse pensamento. Segundo consta, seu avó era dono da fazenda NossaSenhora do Boqueirão, onde vivia com o filho José de Freitas , sua nora e Mário. O Velho, viúvo, torna a casar-se com uma mulher bem mais nova, D. Alina, e esta tece intrigas que provocam atritos entre Joséde Freitas e seu pai; intrigas essas que levam o pai a expulsar Mário, José e D. Francisca da fazenda.
Ao adoecer, o velho pede ao escravo Benedito que chame o filho José, que passa avisitá-lo às escondidas para que a madrasta não perceba. Durante uma destas visitas, o pai de Mário morre de maneira suspeita afogado no “Boqueirão”, exatamente em 15 de janeiro de 1839. Com o choque danotícia da morte trágica do filho, o velho não resiste e também morre
Quando se faz o levantamento dos bens deixados pelo avô, descobre-se que todos estão hipotecados a um amigo do pai de Mário, quepassa a ser o novo proprietário da fazenda. O surpreendente fato levanta suspeitas de que o pai de Mário teria sido assassinado pelo atual dono da fazenda, antigo amigo e agora “Barão da Espera” – paida bela Alice, com a qual Mário cresceu junto e por quem tem um carinho especial. Além disso, as suspeitas de Mário ainda se fortalecem pela atitude paternalista do Barão da Espera, que praticamentesustenta ele e sua mãe, como se quisesse acalmar a consciência por um ato que o condenava em seu passado.
Após os esclarecimentos, a história volta para o ano de 1850, onde Mário aindaadolescente, salva Alice de morrer afogada no Boqueirão, num ato heróico com a ajuda do velho e fiel escravo, pai Benedito. No entanto, continua a suspeitar do pai da moça.
O Barão, eternamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tronco do Ipê
  • O TRONCO DO IPE
  • O Tronco do Ipê
  • Resumo do livro do tronco de ipe
  • Livro o tronco do ipê
  • analise O tronco do ipê
  • Resumo tronco do ipe
  • Ipe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!