Tromboembulismo Pulmonar

1322 palavras 6 páginas
Cardiopneumologia - Ano-Lectivo 2013/2014
Patologia Respiratória II - 2º Ano 2ºSemestre

Tromboembolismo Pulmonar - TEP

Índice
1. Introdução 3
2. Definição 4
3. Factores de Risco 5
4. Fisiopatologia 6
5. Quantificação da Probabilidade Clínica de TEP 7
6. Exames Complementares de Diagnóstico 7
7. Terapêutica 8
8. Prevenção 9
9. Conclusão 10
10. Bibliografia 11

1. Introdução
O Tromboembolismo Pulmonar é uma doença vascular pulmonar, causada por um trombo que se aloja nos pulmões, bloqueando, total ou parcialmente, a artéria pulmonar. Apesar do trombo pulmonar, se poder formar em qualquer parte do organismo, frequentemente provém do sistema venoso ou do coração direito. (1,2,4,5,8,9) As alterações clínicas variam, com o tamanho do trombo e o local onde se aloja, o que dificulta um diagnóstico precoce. Advém destas alterações, consequências hemodinâmicas e respiratórias. (1,10)
O TEP pode alternar, de doente assintomático à morte súbita. (1,10)
O Tromboembolismo Pulmonar pode manifestar-se de forma aguda ou crónica, dependendo da sua evolução. Se for agudo pode ainda classificar-se como agudo maciço, subagudo maciço ou agudo minor. (1)
O Tromboembolismo Venoso (TEV) tem duas classificações: Trombose venosa profunda (TVP) e Tromboembolismo Pulmonar/ Embolia Pulmonar (TEP). (1)
É a terceira causa de morte cardiovascular mais frequente, a seguir a EAM e AVC. A prevalência estimada de 0,5 a 1 por 1000 habitantes. A incidência é mais elevada, em indivíduos com idade superior a 65 anos, cirurgia traumatológica e imobilização prolongada: TVP em 40% dos casos, TEP em 5-10%. (1)
Como factores de risco temos a Tríade de Virchow: estase sanguínea, estado de hipercoagulabilidade e lesões da parede vascular. Podem ser Adquiridos, por exemplo estase, lesão venosa ou estados de hipercoagulabilidade secundária ou Congénitos, por exemplo estados de hipercoagulabilidade primária

Relacionados

  • CONTAS MÉDICAS
    19864 palavras | 80 páginas