TROCADORES DE CALOR

1100 palavras 5 páginas
TROCADORES DE CALOR
TIPOS E FUNCIONAMENTO

Nome: Quintiliano Dálete de Oliveira Ferreira
Matricula: 201120702
Curso: Engenharia mecânica
Período: 6°, turma A

Um trocador de calor de calor é um dispositivo para transferência de calor efciente de um meio para outro. Tem a fnalidade de transferir calor de um fuido para o outro, encontrando-se estes a temperaturas diferentes.
Os meios podem ser separados por uma parede sólida, tanto que eles nunca misturam-se, ou podem estar em contato direto. Um trocador de calor é normalmente inserido num processo com a fnalidade de arrefecer (resfriar) ou aquecer um determinado fuido.
São
amplamente usados em aquecedores, refrigeração, condicionamento de ar, usinas de geração de energia, plantas químicas, plantas petroquímicas, refnaria de petróleo, processamento de gás natural, e tratamento de águas residuais.

Usina termoelétrica

Estação de tratamento de água

Usina siderurgica

Os trocadores de calor podem ser classifcados de acordo com o processo de transferência ou de acordo com o tipo construtivo, conforme fuxograma apresentado abaixo:
CLASSIFICAÇÃO DOS TROCADORES DE CALOR

DE ACORDO COM
O PROCESSO DE
TRANSFERÊNCIA

CONTATO DIRETO

TRANSFERÊNCIA DIRETA

CONTATO INDIRETO

TIPO ARMAZENAMENTO

DE ACORDO COM O
TIPO CONSTRUTIVO

TUBULAR

CASCO E TUBO
(Shell & tube)

DUPLO TUBO

TIPO PLACA

SERPENTINA

De acordo com o slide anterior existem inúmeros tipos de trocadores de calor, porem, de acordo com o foco do nosso curso nesta apresentação vamos abordar somente os trocadores de calor defnidos pelos tipos construtivos.
São eles:

Duplo tubo

Casco e tubo
(Shell & tube)

Serpentina

Tipo placa

Trocadores de calor duplo tubo
O trocador duplo tubo é composto por dois tubos concêntricos, geralmente com trechos retos e com conexões apropriadas nas extremidades de cada tubo para dirigir os fuidos de uma seção reta para outra. Este conjunto em forma de U é denominado grampo, o que permite conectar vários tubos em série. Neste tipo

Relacionados

  • Socrates E Jesus O Debate Peter Kreeft 1
    84567 palavras | 339 páginas
  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas