trnsmissor

1576 palavras 7 páginas
Revista Mackenzie de Engenharia e Computação, Ano 5, n. 5, p. 13-96

2 TRANSMISSOR E RECEPTOR DE TV DIGITAL
Neste capítulo serão apresentadas, de forma genérica, as estruturas do transmissor e do receptor de TV Digital, visto que de um modo geral os transmissores e os receptores de todos os padrões de TV Digital têm estruturas semelhantes, variando apenas em alguns detalhes.

2.1 Transmissor de TV digital
Os circuitos do transmissor têm a função de converter a informação que se deseja levar da emissora até os telespectadores em sinais de características possíveis de usar o espaço livre como meio de transporte. Para isso, o conteúdo da informação é convertido em um sinal que se possa propagar pelo ar sem dificuldade. Decidi-se enquadrar a transmissão de sinais de TV Digital nas mesmas condições já existentes para TV analógica, ou seja, a largura de banda de cada canal é 6MHz e os canais são os mesmos já mostrados na Tabela 1 do Capítulo 1. Embora não existam diferenças fundamentais entre os transmissores para TV analógicos e digitais, a maior mudança está no processo de modulação e demodulação.
Os sinais de TV se propagando no espaço livre estão sujeitos a várias formas de degradação motivadas por interferências, tais como o ruído impulsivo gerado por motores elétricos, e ruído de ignição de automóveis, por sinais provenientes de multipercurso devido a reflexões em obstáculos, por interferência de canais adjacentes ou até mesmo freqüências de TV cocanais, problemas esses que se podem notar nos televisores analógicos como imagens fantasmas ou faixas horizontais no meio da tela. Nos televisores digitais esses efeitos são percebidos como artefatos (minúsculos quadrados) que se espalham na tela. No desenvolvimento da TV Digital se procurou minimizar esses efeitos com o uso de modulação mais robusta com aplicação de recursos como distribuição aleatória dos bits, corretor de erros, embaralhamento do conteúdo dos dados etc. Os detalhes desses

Relacionados