tripcocose

1205 palavras 5 páginas
Criptococose
Tweetar
publicidade
Dr. Arthur Frazão (Médico)
Criptococose, também conhecida como Torulose, Doença de Busse-Buschke e Blastomicose Européia é uma doença infecciosa, causada por um fungo chamado Cryptococcus neoformans, o sintoma mais grave provocado por essa doença é a meningite. Seu tratamento é feito a base de medicamentos antifúngicos que impedem a progressão da doença.
O fungo que causa a Criptococose é encontrado em frutas, cereais, árvores e nas fezes de aves como os pombos, considerados os principais transmissores da doença.
Os seres humanos são geralmente contaminados através da inalação das fezes dessas aves, resultando em uma infecção respiratória, porém se o indivíduo estiver com o sistema imunológico fraco, a infecção tende a se espalhar pelo sangue causando danos cerebrais que podem levar a morte.
Sintomas da Criptococose
Os principais sintomas da Criptococose são: Corrimento nasal: Dispnéia; Espirros; Dor de cabeça; Náuseas; Vômitos; Sensibilidade a luz; Febre; Fraqueza; Nódulos pulmonares; Dor no peito; Rigidez na nuca; Suores noturnos; Confusão mental;
Meningite.
Diagnóstico da Criptococose
O diagnóstico é feito através da observação clínica dos sintomas e de vários testes laboratoriais, o mais utilizado é o “Tinta-da-china” que torna possível detectar o agente transmissor da Criptococose, a análise de secreções corporais também permite detectar a presença do fungo no corpo do indivíduo.
A radiografia do tórax também pode ser útil para o diagnóstico da doença, uma vez que permite observar danos pulmonares, nódulos ou massa única que caracterizam a Criptococose.
Tratamento da Criptococose
O tratamento da Criptococose é feito através da administração de 0.3 mg de Anfotericina B, durante 6 a 10 semanas.
O fluconazol é um antifúngico que também pode ser utilizado para o tratamento da criptococose.
Prevenção da Criptococose
A prevenção da Criptococose pode ser feita evitando o contato direto

Relacionados