Trilha ecologia no Parque Mãe Bonifácia

1368 palavras 6 páginas
Universidade Federal de Mato Grosso
Instituto de Biociências- IB
Departamento de Biologia e Zoologia
Disciplina Instrumentação para o Ensino de Biologia Geral II
Discentes: Babhara Nayara, Karen Larissa, Stephany Cristina e Thais de Araujo
Docente: Edward Bertholine de Castro

Trilha no Parque Mãe Bonifácia

Cuiabá/2014

Introdução

O Parque Mãe Bonifácia é um parque urbano localizado no município de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. O parque foi inaugurado em dezembro de 2000 e está localizado na Avenida Miguel Sutil, em uma área de 77hectares.
Seu nome deu-se em homenagem a uma curandeira, escrava refugiada, conhecida por Mãe Bonifácia. Além do curandeirismo, Mãe Bonifácia controlava o acesso ao quilombo (a área era habitada por quilombolas). O parque possui cinco trilhas e cinco postos com equipamentos de ginástica, mirante, centro de educação ambiental e praça cívica.
No local, pode-se ver a vegetação típica do cerrado, especialmente na época de florada, que ocorre por volta de agosto. Os visitantes também podem ver alguns habitantes do cerrado, como o sagüi e outros pequenos primatas que vivem cruzando as trilhas do parque.
Além das atrações naturais, o parque também é o centro de várias atividades sociais e lazer, promovidas por empresas, ONGs e entidades estatais.
A significativa extensão da área e preservação florística do parque, possibilita a existência de uma fauna variada como por exemplo gambá (Didelphidae), sagüi (callithrichidae), sabiá (Mimidae), bem-te-vi (Turdidae), periquito (psittacidae) dentre outros. Quanto a fauna aquática esta provavelmente estará comprometida em razão da contaminação das águas do córrego, pois este recebe esgoto in natura de alguns edifícios, casas, que se localizam no entorno do Parque Mãe Bonifácia.
A presença de áreas verdes nas cidades também são importantes devido a melhoria que estas proporcionam ao microclima local, minimizando a poluição atmosférica, sonora e

Relacionados

  • Guia da copa do mundo 2014
    40013 palavras | 161 páginas