Tricomoníase

Páginas: 5 (1016 palavras) Publicado: 7 de março de 2013
Conclusão

Como vimos, este trabalho é o resultado de um estudo que exigiu no decorrer do mesmo muita análise, atenção e reflexão.
Uma das vantagens oferecidas e que considero a mais importante foi o conhecimento que tive a respeito desta doença e o papel que temos de informar as pessoas como se prevenir e tratar desta doença.
Foi um estudo realmente, muito interessante e instrutivo.Elaborado através de uma visão geral sobre essa patologia e como atuar para prevenir e ter um controle no índice de pessoas infectadas, proporcionando-me, um melhor conhecimento sobre essa patologia.

10
Tricomoníase

É uma doença sexualmente transmissívelcausada pelo protozoário uniceluar Trichomonas vaginalis. A tricomoníase é a principal DST curável no mundo, acometendo cerca de 170 milhões de pessoas todo ano. A transmissão é pela via sexual e, curiosamente, só se dá através do sexo entre mulher e homem ou entre mulher e mulher, a transmissão entre homens é rara, não se sabe por quê. A via sexual é virtualmente a única forma de transmissão, sendoincomum a contaminação através de roupas.
O trichomonas vaginalis é um parasita que só infecta o ser humano; costuma viver na vagina ou na uretra, mas pode também ser encontrado em outras partes do sistema geniturinário. O protozoário causa lesão do epitélio vaginal, levando à formação de úlceras microscópicas que aumentam o risco de contaminação por outras DSTs, nomeadamente o HIV, HPV,herpes, gonorreia e clamídia.

O período de incubação, isto é, o tempo entre a contaminação e o aparecimento dos sintomas, varia geralmente entre 4 a 28 dias, todavia muitas pessoas são carreadoras assintomáticas do parasita por longos períodos. Algumas mulheres possuem o Trichomonas por meses antes de surgirem sintomas, tornando muito difícil definir a data em que ocorreu a contaminação.

02Sintomas da tricomoníase

No sexo masculino a infecção pelo Trichomonas vaginalis costuma ser assintomática e transitória, melhorando espontaneamente em muitos casos. O homem costuma ser um carreador assintomático do parasita. Quando há sintomas, o quadro mais comum é a uretrite (inflamação da uretra) levando à dor para urinar e corrimento uretral purulento. Uma complicação pouco comum, maspossível é a infecção da próstata pelo Trichomonas, evando à prostatite. .

No sexo feminino a infecção pelo Trichomonas vaginalis também pode ser assintomática, mas pelo menos 2/3 das mulheres infectadas apresentam sintomas. O quadro mais comum é a vaginite, inflamação da vagina que cursa com corrimento amarelo-esverdeado de odor desagradável associado à disúria (dor para urinar), dispareunia (dordurante o ato sexual) e prurido (coceira) vaginal.

A tricomoníase não tratada é fator de risco para infertilidade e câncer do colo do útero. Nas grávidas a infecção está associada a parto prematuro.03

Diagnóstico da tricomoníase

Para se confirmar a presença do Trichomonas vaginalis o ginecologista realiza um exame ginecológico, que normalmente detecta uma vagina inflamada e com pequenas úlceras. Durante o exame colhe-se uma amostra de secreção vaginal para ser estudada no microscópio. Em até 70% doscasos é possível identificar o protozoário se movendo nas secreções.
Se o quadro clínico e o exame ginecológico forem muito sugestivos, mas o exame microscópico for negativo, é possível fazer uma cultura da secreção, que costuma dar o resultado entre 3 a 7 dias. O exame de PCR (DNA) também pode ser usado; é mais caro, porém apresenta resultados mais rapidamente e com mais segurança.
O exame de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tricomoniase
  • Tricomoniase
  • Tricomoníase
  • Tricomoníase
  • tricomoniase
  • Tricomoniase
  • Tricomoníase
  • Tricomoníase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!