Tricomoníase

Páginas: 3 (648 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Tricomoníase

Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível causada pelo parasita Trichomonas vaginalis. Nas mulheres a tricomoníase é uma das principais causas de vaginite e corrimentovaginal, mas costuma ser uma infecção assintomática nos homens.
A transmissão é pela via sexual e, curiosamente, só se dá através do sexo entre mulher/homem ou entre mulher/mulher. A via sexual évirtualmente a única forma de transmissão, sendo incomum a contaminação através de roupas, toalhas ou outros fômites. O Trichomonas vaginalis é um parasita que só infecta o ser humano, costuma viver navagina ou na uretra, mas pode também ser encontrado em outras partes do sistema geniturinário. O protozoário causa lesão do epitélio vaginal, levando à formação de úlceras microscópicas que aumentam orisco de contaminação por outras DSTs, nomeadamente o HIV, HPV, herpes, gonorréia e clamídia.
No sexo masculino a infecção pelo Trichomonas vaginalis costuma ser assintomática e transitória, melhorandoespontaneamente em muitos casos. O homem costuma ser um carreador assintomático do parasita. Quando há sintomas, o quadro mais comum é a uretrite (inflamação da uretra) levando à dor para urinar ecorrimento uretral purulento. Uma complicação pouco comum, mas possível é a infecção da próstata pelo Trichomonas, levando à prostatite. No sexo feminino a infecção pelo Trichomonas vaginalis também podeser assintomática, mas pelo menos 2/3 das mulheres infectadas apresentam sintomas. O quadro mais comum é a vaginite, inflamação da vagina que cursa com corrimento amarelo-esverdeado de odordesagradável associado à disúria (dor para urinar), dispareunia (dor durante o ato sexual) e prurido (coceira) vaginal. A tricomoníase não tratada é fator de risco para infertilidade e câncer do colo do útero.Nas grávidas a infecção está associada a parto prematuro.
O quadro clínico da vaginite apenas sugere a causa mais provável, não sendo possível estabelecer o diagnóstico sem exames complementares....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tricomoniase
  • Tricomoniase
  • Tricomoníase
  • Tricomoníase
  • tricomoniase
  • Tricomoníase
  • Tricomoniase
  • Tricomoníase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!