Tricomoníase

Páginas: 2 (480 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2013
Tricomoníase

Tricomoníase, tricomoniose ou tricomonose é uma doença causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis  que habita o trato geniturinário feminino e masculino causando infecções.O protozoário é um parasita anaeróbico facultativo e vive bem em ph aproximado de 6,0 a 6,5. Necessita de glicose para seu crescimento e para produção de energia necessária a sua sobrevivência emultiplicação.
O Trichomonas vaginalis  é um parasita cosmopolita e atinge principalmente mulheres adultas. A forma mais comum de adquirir a tricomoníase é através do contato sexual, portanto é uma doençasexualmente transmissível. Porém, pode ser transmitida também por roupas íntimas, roupas de cama, toalhas de banho úmidas contaminadas, assentos de banheiros e por instrumentos ginecológicos.

Morfologia:O protozoário apresenta-se somente sob a forma de trofozoíto. Este tem um formato piriforme, com uma estrutura de sustentação muito típica, chamada axóstilo. Contém um núcleo oval, localizadopróximo à base do axóstilo, com cromatina constituída de grânulos pequenos e finos, uniformemente distribuídos em seu interior. Possui cinco flagelos, corpo parabasal, filamento parabasal e apresentagranulações citoplasmáticas muito aparentes.
Ciclo de vida:
Ao atingir um hospedeiro, o Trichomonas vaginalis encontra condições favoráveis e passa a multiplicar-se por divisões binárias sucessivas,colonizando-se. Não há formação de cistos. Estruturas semelhantes a cistos encontradas fora da vagina e na secreção da uretra de indivíduos infectados são trofozoítos degenerados e destinados a morrerem senão encontrarem ambiente adequado.
Sintomas:
Na mulher, os sintomas mais comuns da doença é a presença de edema na vagina, manchas avermelhadas na vulva, leucorréia (corrimento branco-amarelado),prurido intenso, cervicite e dor ao urinar. Já nos homens a infecção geralmente é assintomática, aparecendo às vezes uretrite com corrimento purulento, ligeira dor durante a micção e inflamação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tricomoniase
  • Tricomoniase
  • Tricomoníase
  • Tricomoníase
  • tricomoniase
  • Tricomoníase
  • Tricomoniase
  • Tricomoníase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!