Tributos

Páginas: 2 (409 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2011
Tributos correntes e tributos diferidos

Abrange a contabilização dos tributos sobre o lucro. É requerido que a entidade reconheça os efeitos fiscais atuais e futuros de transações e outroseventos que tenham sido reconhecidos nas demonstrações contábeis. Esses valores fiscais reconhecidos compreendem o tributo corrente e o tributo diferido.
Tributo corrente é o tributo a ser pago(recuperável) referente ao lucro tributável (prejuízo fiscal) para o período corrente ou períodos passados.
Tributo diferido é o tributo a ser pago ou recuperável em períodos futuros,geralmente como resultado de a entidade recuperar ou quitar seus ativos e passivos pelos seus valores contábeis correntes, e o efeito fiscal da postergação, para compensação ou débito a resultados em períodosposteriores, de créditos fiscais e prejuízos fiscais não utilizados no período corrente.

- Mensuração do Tributo Corrente e do Tributo Diferido

o A entidade não deve descontar a valorpresente os ativos fiscais correntes ou diferidos e os passivos fiscais correntes ou diferidos.
o A entidade deve mensurar os ativos fiscais correntes e diferidos e os passivos fiscais correntes ediferidos utilizando o valor médio da probabilidade ponderada de todos os possíveis resultados, assumindo que as autoridades fiscais irão revisar os valores reportados e possuem total conhecimento detodas as informações relevantes.

o O tributo sobre o lucro pode ser restituível ou devido se parte ou todo o lucro líquido ou os lucros retidos forem pagos como dividendos ou de outra formadistribuídos aos acionistas ou sócios da entidade. Em dadas circunstâncias, a entidade deve mensurar os tributos correntes e diferidos pela alíquota de tributo aplicável a lucros não distribuídos até aentidade reconhecer um passivo para distribuir os lucros.

- Reconhecimento de Imposto Corrente e Diferido

A entidade deve reconhecer um ativo ou um passivo diferido pelo tributo recuperável ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tributo
  • Tributos
  • Tributos
  • Tributos
  • tributos
  • tributos
  • tributos
  • tributo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!