tributo

Páginas: 2 (352 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2014
MARTINS, Ives Gandra da Silva - Teoria da Imposição Tributária.

A ideia principal do texto é refletir que a teoria da imposição tributária poderá não ser entendida como única e exclusivamenteinteresse da necessidade pública, ou seja, sabemos que sua finalidade principal é o interesse, ou melhor, a necessidade pública, mas até que ponto esta necessidade é realmente respeitada, uma vez que osinteresses da comunidade nem sempre são respeitados.

O tema em questão “A Teoria da Imposição Tributária” é objeto de discussão quando analisada todos os seus aspectos, principalmente a sua realnecessidade. Abrange também outras áreas como a Ciências Sociais, Economia por sua complexidade e os pontos envolvidos em questão.
Como o próprio nome já diz esta imposição à sociedade pode gerardesconforto a eles que na prática não tem muita opção de aceitar ou não, uma vez alegado a sua finalidade maior que é o interesse dos detentores do poder público e as necessidades da comunidade.
Quandose discute em valorar o objeto em questão, muito se fala, menciona e às vezes pouco é resolvido de forma satisfatória, o importante é que seja valorado da forma e valor correto, justo para que não setenha prejudicado nesta transação.
Na verdade a teoria é fácil de entender, comentar, mas na prática sabemos que infelizmente isto não acontece, o interesse e o poder fazem as pessoas se corromperemàs vezes prejudicando a parte mais fraca desta relação que é a comunidade em si, ou o detentor do bem.
Existem alguns elementos como: gastos supérfluos, contribuintes apenados, a fiscalização entreoutros se realmente fossem cumpridas e seguidas, com certeza não haveria tantos atos abusivos e prejudiciais a terceiros.
Por fim, mesmo sendo norma de rejeição social, havendo remédios jurídicospara atos abusivos, desproporcionais a realidade é uma só: o interesse público mesmo que às vezes abusivo e nem sempre de interesse social ou que seja da comunidade, prevalecerá sobre a parte mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tributo
  • Tributos
  • Tributos
  • Tributos
  • tributos
  • tributos
  • tributos
  • Tributos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!