Tributação brasileira:direito de todos, dever de poucos

Páginas: 12 (2899 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2012
TRIBUTAÇÃO BRASILEIRA: DIREITO DE TODOS, DEVER DE POUCOS

Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a tributação brasileira, no âmbito que desrespeita o retorno eficaz que a população brasileira tem sobre tudo aquilo paga. Compreende – se que tributo hoje é um dos assuntos mais complexos, pois, a população sabe que ele existe, no entanto não compreendem para onde são destinados. Compreende –se também que ele pode representar o reflexo de uma boa administração, em que tudo está de acordo com o esperado ou então representar uma má administração, em que o compromisso selado foi esquecido a partir do momento em que o governante atinge seu próprio objetivo e não o da sociedade em questão. Constata – se que é necessário reavaliar a qualidade tributária brasileira, para que uma melhora navida das pessoas seja perceptível por todos. Trata – se de uma pesquisa explicativa e descritiva, pois pretende – se explicar e descrever a situação tributária brasileira, e como influenciam na qualidade de vida das pessoas. O universo são os contribuintes ativos que pagam os tributos exigidos pelo governo.

Palavras – chave: tributos, governo, informações,

Introdução

O Brasil tem a cargatributária mais pesada entre os países emergentes. Constata – se que os contribuintes precisam trabalhar em média cento e cinqüenta dias, para pagar todos os tributos que o governo exige, nessa disputa o Brasil está em segundo lugar, perdendo apenas para a Suécia que são precisos cento e oitenta e cinco reais de trabalho dos contribuintes.

Vê – se que no Brasil a sociedade existe para sustentaro Estado, o que os impostos absorvem de recursos do setor produtivo, por exemplo, poderiam ser usados para gerar mais empregos, mais consumos e mais investimentos. Os tributos achacam o trabalhador, o empresário, o consumidor, o agricultor, pois limita o seu poder de compra, sua independência financeira.

Estudos apontam que o peso dos impostos sobre a família de baixa renda é maior do quefamílias de classe média ou alta, ainda mais quando se leva em consideração que pessoas de baixa renda é que utilizam ao auxílio governamental público para sua subsistência como educação, saúde, moradia, entre outros. Em pesquisas realizadas mostra – se que trabalhadores que ganham até dois salários mínimos são taxados em quase 54 % de sua renda e os brasileiros mais ricos que ganham acima de trintasalários mínimos, pagam 30 % de sua renda.

Pode – se observar que por mais interesse que a população tenha em compreender todos esses gastos, essa tarefa se torna um tanto quanto difícil, pelo fato do governo não ter a transparência necessária. Mesmo na era da informação, aonde em qualquer lugar do mundo a mesma chega em fração de segundos, as pessoas não conseguem identificar qual o valor dosimpostos pagos na compra de um produto ou por que pagar diversos impostos considerando a alta carga tributária brasileira, e o retorno que os contribuintes esperam não está sendo atingido, considerando a área da saúde, educação e muitas outras coisas que significa a manutenção de vida da maioria da população que precisa dos recursos públicos.

Por esse motivo nesse artigo procura – se responderquestionamentos relacionados a estes assuntos e colaborar com informações para que as pessoas consigam se identificar com tudo isso e assim conseguirem melhorar a sua qualidade de vida sem violar as leis que lhes foram estabelecidas.

Para tratar essas questões à pesquisa será desenvolvida com base em materiais publicados em livros, revistas, jornais e internet, ou seja, será bibliográfica. Osdados serão coletados através de questionamentos realizados com contribuintes ativos que pagam os tributos exigidos e o próprio governo, a fim de buscar uma melhor compreensão sobre um assunto que se faz ser um direito de todos e, no entanto está sendo visto como uma complicação na vida das pessoas.

1. Tributos

1. O que são tributos e suas espécies.

O tributo é uma obrigação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MORADIA DIGNA: UM DIREITO DE TODOS, UM DEVER DO ESTADO, UMA REALIDADE DE POUCOS
  • Futebol é para todos, brilhar é para poucos
  • Água para todos, poucos e alguns
  • todos tem direitos e deveres
  • Prevenir acidentes é dever de todos
  • de genio e louco todo mundo tem um pouco
  • A sa de direito de todos e dever do Estado
  • Educação Dever do Estado Direito de Todos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!