TRIBUNAL DA SANTA INQUISIÇÃO CATÓLICA

Páginas: 3 (549 palavras) Publicado: 22 de março de 2014
INTRODUÇÃO
A Inquisição foi criada na Idade Média (século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça àsdoutrinas (conjunto de leis) desta instituição. Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua atéa morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública. Fundado pelo Papa Gregório IX, o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição mandou para a fogueira milhares depessoas que eram consideradas hereges (praticante de heresias; doutrinas ou práticas contrárias ao que é definido pela Igreja Católica) por praticarem atos considerados bruxaria, heresia ou simplesmentepor serem praticantes de outra religião que não o catolicismo.
A verdade é que embora o apogeu da Inquisição tenha se dado no século XVIII, as perseguições aos hereges pelos católicos, têm registrosbem mais antigos. No século XII os “albigenses” foram massacrados a mando do Papa Inocêncio III que liderou uma cruzada contra aqueles que eram considerados os “hereges do sul da França” por pregarema volta da Igreja às suas origens e a rejeição a opulência da Igreja da época.
Galileu Galilei foi um exemplo bastante famoso da insanidade cristã na Idade Média: ele foi perseguido por afirmaratravés de suas teorias que a terra girava em torno do sol e não o contrário. Mas, para ele o episódio não teve mais implicações. Já outros como Giordano Bruno, o pai da filosofia moderna, e Joana D’Arc,que afirmava ser uma enviada de Deus para libertar a França e utilizava roupas masculinas, foram mortos pelo Tribunal do Santo Ofício.
As mulheres também sofreram nesta época e foram alvosconstantes. Os inquisidores consideravam bruxaria todas as práticas que envolviam a cura através de chás ou remédios feitos de ervas ou outras substâncias. As "bruxas medievais" que nada mais eram do que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Santa Inquisição Católica
  • O Tribunal da Santa Inquisição e seu funcionamento
  • TRIBUNAL DA SANTA INQUISIÇÃO
  • Tribunal da Santa Inquisição
  • Inquisicao catolica
  • A inquisição católica
  • A santa inquisição
  • Tribunais da Inquisicão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!