Tribos urbanas

Páginas: 16 (3991 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
TRIBOS URBANAS

HIP HOP

Trabalho do 1° Semestre de Homem e Sociedade ao curso de Administração, da Universidade Paulista (UNIP).
Orientadora: Soraia Jacob.

SÃO PAULO
2013
INTRODUÇÃO

O Hip Hop surgiu no final dos anos 70 nos Estados Unidos. Alguns negros do Bronx em Nova York decidiram dançar e cantar como uma forma de protesto contra o racismo, a discriminação, a pobreza, aviolência entre outros. Os jovens encontravam a rua como o único lugar para serem notados. Isso acabou formando várias gangues dentro dos próprios bairros, onde se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio. Com isso acabou se formando um estereotipo de marginalização do movimento Hip Hop.
O Hip Hop no Brasil iniciou-se na década de 1980, e a cidade de São Paulo apresentou-se como o principalcentro desse movimento no país. O primeiro elemento a tornar-se conhecido, enquanto parte do Hip Hop foi o break, por intermédio em grande parte dos filmes: Beat Street e Flash Dancem. O primeiro filme mostra a cultura Hip Hop como um estilo de vida, e possuía participação de dançarinos famosos. Já o segundo, em uma de suas cenas, mostra uma batalha de break.
Os primeiros dançarinos de breakreuniam-se na Estação São Bento de metrô em São Paulo, e ali entre palmas ritmadas, batidas em latas e beat box criavam-se os primeiros MCs de RAP. Logo criariam um território próprio, a praça Roosevelt, berço da primeiro grupo brasileiro, o Sindicato Negro. As primeiras letras de RAP eram bem mais ingênuas dos que as atuais. Predominava o chamado “RAP estorinha”, sem muita consciência crítica. Com acrescente organização dos dançarinos de break e rappers, surgiram oportunidades de gravar músicas em coletâneas históricas do RAP nacional, como: “Ousadia do RAP”, “O Som das Ruas”, “Situation RAP”, “Consciência Black” (que lançou os Racionais), seguidos pelo famoso “Cultura de Rua”.
Uma das primeiras letras de RAP que abordavam um tema crítico-social foi Homens da Lei de Thaide e DJ Hum,que falava sobre a violência policial em São Paulo, em Osasco e no ABC paulista. Já no final da década de 1980, os rappers começaram a produzir letras conscientes, versando sobre o racismo, a pobreza, as injustiças sociais. Coincidia com este processo a enorme procura dos rappers por leituras que ajudassem no entendimento dos problemas que vivenciavam.
Nesse momento os rappers enfatizaramque o ‘autoconhecimento’ é estratégico no sentido de compreender a trajetória da população negra na América e no Brasil. Livros como ‘Negras Raízes’, ‘Escrevo o que eu Quero’, biografias de Martin Luther King e Malcolm X, abordavam a questão do racismo no Brasil. Como lutas políticas da população negra, passaram a integrar a bibliografia dos rappers.
 A influência de grupos norte-americanos como:NWA e Public Enemy, filmes de Spike Lee como: Faça a Coisa Certa e Malcom X, ajudavam os rappers brasileiros neste processo também.
O Hip Hop é o movimento principal. É onde está a idéia da tribo, porém o Hip Hop se divide em três partes, que são:
* O Break, que é a dança.

* O Rap, que é a música.

* O Grafite, que é a arte.

E a cultura de rua é representada pelo visual, quesão: as roupas extremamente largas, bonés, bolas de basquetes, colares e acessórios. A maneira de falar com gírias próprias do grupo e também o jeito de andar despojado, fazem parte do Estilo Hip Hop.
Hoje o Hip Hop é dito como o único movimento periférico que tem uma hegemonia, porque ele sempre teve uma tendência ligada a animação, a arte. Desenvolvida pela cultura que cresce através da música,da dança e do grafite.

DESENVOLVIMENTO

Entrevista com o grupo The Power of Dance (O poder da Dança)

Entrevistados:


Daiana: Bom dia galera, tudo bom? Então vamos lá. Agente gostaria de saber o que vocês fazem, o que o Hip Hop faz, e em que vocês acreditam?
Thiago: Então, o grupo Hip Hop tá mais pra fazer expressão de sentimento em batidas de break beat. Dançar, soltar o corpo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tribos urbanas
  • Tribos Urbanas
  • Tribos urbanas
  • Tribos urbanas
  • Tribos Urbanas
  • Tribos urbanas
  • Tribos Urbanas
  • Tribos urbanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!