Tribos indégenas

901 palavras 4 páginas
FACULDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO SUDESTE TOCANTINENSE – FADES
Maria Gláucia
Docente da disciplina de Sociologia Jurídica do curso de Direito da FADES
-------------------------------------------------
Trabalho Sociologia Jurídica
-------------------------------------------------
Discentes: Alexandre, Elvis, Paulo e Gustavo
Tribo Yanomami "Eu quero viver onde eu pertenço realmente, em minha própria terra"

Dianópolis/TO. – 2012

INTRODUÇÃO
O nome Yanomami significa "seres humanos" (yanomae thëpë em Yanomami oriental)Yanomami é uma tribo indígena (chamada também Yanamamo, Yanomam, e Sanuma) composto por quatro subdivisões de índios que vivem na floresta de chuva tropical da Venezuela do Sul e do Brasil do Norte. Cada subdivisão tem sua própria língua.
Trata-se de um povo muito alegre...Festejam em alturas de boa colheita faz ainda parte dos seus costumes. Têm por habito caçar e pescar. Quando regressam, moqueiam os animais, que é uma forma de preservar a carne. Em seguida, chamam as aldeias vizinhas para fazerem parte das comemorações. É nestas alturas que se reúnem, cantam, dançam e ainda discutem entre si o que se passou durante o dia.
Palavras chaves: Alimentação, habitação, religião e lazer.

Os Yanomami formam uma sociedade de caçadores-agricultores da floresta tropical do Norte da Amazónia cujo contacto com a sociedade nacional é, na maior parte do seu território, relativamente recente.

A agricultura era muito insipiente e a terra pertencia a toda comunicade daquela maloca. Os Yanomami são cultivadores, cada família planta uma roca, cerca daquele de um parente, onde cultiva várias qualidades de bananas, mandioca, tabaco, mamões e frutas tropicais, como açaí, bacaba, etc...

Geralmente o Yanomami caça sozinho ou em dois. De tal forma que quando caça um espécime de grande porte, como a anta, não pode ele e sua família comer tudo antes que se estrague com o calor que se faz presente sempre. Então é necessário dividir entre outros e

Relacionados

  • Resumo - A História Brasileira Através da Filosofia do Direito
    2738 palavras | 11 páginas