Tribo Yonamani

327 palavras 2 páginas
São Paulo, 10 de Setembro ....

Trabalho de Sociologia

Tribo Yonamani

Aluno:
R.A.:
Curso:
Yanomamis

Trata-se de um povo muito alegre tem por costume festejar em na boa colheita. Têm por habito caçar e pescar em grupo. Quando regressam, moqueiam os animais, que é uma forma de preservar a carne. Em seguida, chamam as aldeias vizinhas para fazerem parte das comemorações. É nestas alturas que se reúnem, cantam, dançam e ainda discutem entre si o que se passou durante o dia.
Faz igualmente parte da cultura destes grupos pintar o corpo com corantes diversos. Em altura de festa costumam untar a pele com argila branca e os homens enfeitam-se com braceletes multicolores confeccionadas com a plumagem de alguns pássaros. Costumam perfurar o lóbulo da orelha para colocar pedaços de bambu, plumas e flores. Também é vulgar perfurarem o septo nasal e os cantos dos lábios para inserirem os palitos de bambu. Os adornos femininos são mais ténues, feitos com cerne de palmeiras, flores ou maços de folhas perfumadas que introduzem em cilindros vegetais colocados nos furos das orelhas.
Nas expedições de guerra, os homens pintam-se de fumo negro, cor que simboliza a noite e a morte. A mulher, quando está de luto, não utiliza a cor vermelha nas suas pinturas, usam pintura negra sobre as maças do rosto.
A terra com maior população indígena é Yanomami, no Amazonas e em Roraima, com 25,7 mil indígenas, segundo dados do IBGE. O território atravessa a fronteira brasileira com a Venezuela.

Outra ameaça à terra Yanomami foi – e ainda é – o garimpo, que polui rios, matando os peixes e espantando as caças. A atividade também corrompe os índios: segundo a Funai, um conflito com armas de fogo entre tribos Yanomami em Roraima, na fronteira com a Venezuela, deixou quatro índios mortos e sete feridos em 14 de abril de 2013. Segundo o órgão, as armas chegam até os indígenas em troca de garimpo ilegal de ouro na região.

Relacionados