Tribo Macuxi

Páginas: 7 (1583 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2013
A dança Parixara na língua Macuxi
-Depoimento de indígenas
A Comunidade está localizada na T I São Marcos, Município de Pacaraima, Estado de Roraima. É um lugar rico em recursos naturais, pois temos muito lagos, florestas, rios, campos e montanhas. Às vezes nossos recursos são destruídos pelas queimadas, mas lutamos para evitar, procurando parcerias e soluções. Mesmo tentando sempre valorizara nossa cultura, um dos problemas que temos enfrentado é a desvalorização das línguas maternas na nossa comunidade. Para resolver isso, em 2002, passamos a usar o espaço da escola para o ensino e para realizar apresentações culturais em línguas maternas. Com esse trabalho a comunidade sentiu necessidade de continuar e aumentar a iniciativa e, hoje, temos um grupo maior que atua na dança parixara,na língua materna macuxi. Com a realização desse trabalho, conseguimos valorizar a nossa cultura e integrar mais os jovens com a comunidade. Pretendemos continuar nossas apresentações de dança, pretendemos montar um material de audiovisual para incentivar ainda mais a comunidade e fazer intercambio com outros povos indígenas.

Vestimenta das Mulheres
-Vestimenta
As mulheres se enfeitam compenas, se pintam, e também utilizam flores como brincos e como enfeites de cabelo. No rosto das mulheres, vários piercings são preenchidos com pequenas varetas de bambu que dão um aspecto selvagem e exótico.
Preservação
O universo macuxi é composto, basicamente, de três planos sobrepostos no espaço que se encontram na linha do horizonte. A superfície terrestre, onde vivemos, é o planointermediário; abaixo da superfície há um plano subterrâneo, habitado pelos Wanabaricon, seres semelhantes aos humanos, porém de pequena estatura, que plantam roças, caçam, pescam e constroem aldeias.

O céu que enxergamos da superfície terrestre é a base do plano superior, Kapragon, povoado por diversos tipos de seres, incluindo os corpos celestes e os animais alados, entre outros, que também vivem, àsemelhança dos humanos, da agricultura, da caça e da pesca. Os Macuxi não têm qualquer relação com os seres habitantes desses outros planos do universo, que tampouco interferem em seus destinos.

O plano intermediário, por sua vez, não é o domínio exclusivo de humanos e animais, mas habitam-no ainda duas classes de seres, Omá:kon e Makoi. A distinção entre essas duas classes parece ter como critériobásico o lugar habitado por cada uma delas. Assim, a categoria Omá:kon habita preferencialmente as serras, em particular as áreas rochosas e mais áridas da cordilheira, bem como as matas. Sua aparência, embora muito diversa, é marcadamente selvagem ou anti-social: têm unhas e cabelos longos e fala inarticulada. Manifestam-se mais comumente sob a aparência de animais de caça, embora sejam eles oscaçadores de homens.

Já os seres Makoi são predominantemente aquáticos, habitando as cachoeiras e poços profundos. Via de regra, manifestam-se sob uma gama variada de cobras aquáticas. São considerados os seres mais nefastos aos homens, atraindo-os para o seu domínio e devorando-os.

Quando os Omá:kon e Makoi aprisionam uma alma humana (Stekaton), a vítima adoece e acaba morrendo. Somente osxamãs (Piatzán) podem fazer face à predação exercida pelo Omá:kon e Makoi, pois possuem a faculdade de vê-los e dispõem de armas sobrenaturais para neutralizá-los. Com efeito, a ação terapêutica de um xamã – já que as doenças são evidência de agressões à alma causadas por essas duas classes de seres – consiste basicamente no resgate da alma aprisionada, impedida de retornar ao corpo e que, em umasessão xamanística, os cantos descrevem à medida que essa ação se desenrola.

Demarcação
O presente trabalho vincula as atividades de pesquisa e extensão do programa
educação Tuturial (PET)Intercultural e o objetivo desde trabalho é levantar os principais
problemas e demandas das mais diversas comunidades e regiões e assim identificar
possíveis. No estado de Roraima encontra-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eu e minha tribo
  • Tribos
  • Tribo
  • Tribo
  • TRIBO
  • tribos
  • Tribos
  • Tribos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!