Tri Ngulo

Páginas: 10 (2453 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
Triângulo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

 Nota: Para outros significados,veja Triângulo (desambiguação).
Triângulo

Um triângulo
Tipo
polígono convexo
Arestas e Vértices
3
Símbolo de Schläfli
{3} (se for equilátero)
Área
vários métodos;
ver abaixo
Ângulo interno(graus)
60° (se for equilátero)
No plano, o triângulo (também aceite como trilátero1 ) é a figura geométrica que ocupa o espaço interno limitado por trêssegmentos de reta que concorrem, dois a dois, em três pontosdiferentes formando três lados e três ângulos internos que somam 180°.2 Também se pode definir um triângulo em superfícies gerais. Nesse caso, são chamados de triângulos geodésicos e têm propriedades diferentes. Também podemos dizer que o triângulo é a união de três pontos não-colineares (pertencente a um plano, em decorrência da definição dos mesmos), por três segmentos de reta.3
O triângulo é o únicopolígono que não possui diagonais e cada um de seus ângulos externos é suplementar do ângulo interno adjacente.3 O perímetro de um triângulo é a soma das medidas dos seus lados. Denomina-se a região interna de um triângulo de região convexa (curvado na face externa) e a região externa de região côncava (curvado na face interna).
Índice
  [esconder] 
1 Os Tipos De Triângulos
2 Condição de existênciade um triângulo
3 Fatos básicos
4 Área
5 Pontos, linhas e círculos associados a um triângulo
5.1 Mediatriz
5.2 Altura
5.3 Mediana
5.4 Bissetriz
5.5 Reta de Euler
5.6 Círculo dos Nove Pontos
6 Relações de desigualdades entre lados e ângulos
7 Referências
8 Bibliografia
9 Ver também
Os Tipos De Triângulos[editar | editar código-fonte]
Os triângulos mais simples são classificados de acordo com oslimites das proporções relativas de seus lados e de seus ângulos internos:2
Um triângulo equilátero possui todos os lados congruentes, ou seja, iguais. Um triângulo equilátero é também equiângulo: todos os seus ângulos internos são congruentes (medem 60°),3 sendo, portanto, classificado como um polígono regular.
Um triângulo isósceles possui pelo menos dois lados de mesma medida e doisângulos congruentes. O triângulo equilátero é, consequentemente, um caso especial de um triângulo isósceles, que apresenta não somente dois, mas todos os três lados iguais, assim como os ângulos, que medem todos 60º. Num triângulo isósceles, o ângulo formado pelos lados congruentes é chamado ângulo do vértice. Os demais ângulos denominam-se ângulos da base e são congruentes.
Em um triângulo escaleno, as medidasdos três lados são diferentes. Os ângulos internos de um triângulo escaleno também possuem medidas diferentes.
Denomina-se base o lado sobre qual se apoia o triângulo. No triângulo isósceles, considera-se base o lado de medida diferente.
Todos esses triângulos são os mesmos encontrados num plano de duas dimensões, porem em grandes extensões, como na superfície do planeta por exemplo, os ângulospara continuarem os mesmos é necessário que o comprimento dos lados sejam deformados ou seja ampliados em igual proporção ao perímetro daesfera.
Em um triângulo, a soma dos comprimentos de quaisquer dois lados é maior que o comprimento do terceiro lado.

Triângulo equilátero
 

Triângulo isósceles
 

Triângulo escaleno
Essa relação é conhecida como desigualdade triangular.
Um triânguloretângulo possui um ângulo reto.2 Num triângulo retângulo, denomina-se hipotenusa o lado oposto ao ângulo reto. Os demais lados chamam-se catetos. Os ângulos agudos de um triângulo retângulo, opostos aos catetos, são complementares (ou seja, sua soma é igual a 90°).
Um triângulo obtusângulo possui um ângulo obtuso e dois ângulos agudos.
Em um triângulo acutângulo, os três ângulos são agudos.

Triângulo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividades Tri Ngulo Ret Ngulo
  • Trigonometria Do Tri Ngulo Ret Ngulo
  • PARTIDA ESTRELA TRI NGULO
  • Atividades Sobre Tri Ngulos
  • Lista De Tri Ngulos
  • Baricentro Do Tri Ngulo
  • Como Calcular a rea de um Tri ngulo
  • Cap 6 Semelhan A De Tri Ngulos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!