trhr

Páginas: 12 (2799 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O Sistema de Bretton Woods: A Construção da Nova Ordem Global, por André Bueno Rezende de Castro

O presente ensaio pretende discutir o contexto econômico essencial que permeou o sistema monetário-financeiro internacional de Bretton Woods, estabelecido no pós 2ª Guerra Mundial. O objetivo principal era submeter a ordem econômica e política global em torno dos EUA, o país fiador do sistema, aomesmo tempo concedendo aberturas favoráveis aos integrantes periféricos de modo a agrupá-los em torno de uma hegemonia consensual americana em um contexto de Guerra Fria. Nele estão presentes as circunstâncias que levaram ao retorno a um regime de padrão ouro (mesmo que as taxas de câmbio tivessem sido fixadas em relação ao dólar e não mais ao ouro), bem como o funcionamento dos ajustesmacroeconômicos necessários para a sustentação da paridade cambial. Em relação a isso, pretende-se demonstrar que a nova diretriz de prioridade que os países capitalistas ocidentais deram ao equilíbrio interno e à crescente internacionalização dos movimentos de capitais tornaram insustentável a manutenção do sistema. Por fim, caracterizam-se algumas causas principais dos desequilíbrios que levaram ao acúmulode pressões fatais no final da década de 1960, culminando na maxidesvalorização do presidente americano Richard Nixon em 1971 e o rompimento da ordem global vigente.
Este artigo foi submetido à primeira chamada de artigos Mundialistas, aceito e publicado como Artigo do Mês.





Panorama global


A construção do moderno Estado de bem-estar social foi gradativa e envolveu a adoção devárias políticas distintas – e muitas vezes contraditórias – pelos mesmos países que tanto se antagonizaram no período que envolve as duas guerras mundiais. Exemplificando, a França do imediato pós-guerra pode ser vista como um símbolo do atraso relativo da Europa Continental em adotar a forma mais “modernizante” e dinâmica de capitalismo dos EUA: “Necessitavam de uma produção maior e de maisprodutividade. O país precisava se transformar materialmente” [1]. O PIB per capita da Europa Ocidental em 1950 equivalia ao americano em 1905 [2]. Haviam se estabelecido eixos de modernização e concepção do papel estatal na economia, bem como de desenvolvimento social, bem definidos. Pode-se identificar a Alemanha e a Itália corporativas e fascistas (apesar das diferenças relevantes que existiam entreambos), os EUA do New Deal e o Reino Unido em dificuldades (que aceitavam cada vez mais a intervenção estatal), entre outros. A Era de Ouro do Sistema de Bretton Woods (SBW, 1945-73) demoliu tal caracterização, pois a clara divisão de “blocos” relativamente semelhantes fora abandonada em favor de um modelo único cujas ordens econômicas, sociais e políticas guardavam muitas semelhanças; isto tudoaliado a padrões de vida próximos.


A Era de Ouro também marcou algumas mudanças estruturais de várias economias européias – com exceção do Reino Unido – que aumentaram a produtividade agrícola, compensando as terras ruins, o que permitiu concluir a imigração rural rumo aos trabalhos nas manufaturas e no setor de serviços das pujantes grandes metrópoles ocidentais. Complementando este processo, aindústria de bens de consumo não-duráveis e duráveis (principalmente) cresceu muito, tornando os lares do Ocidente repletos de equipamentos de cozinha, entretenimento e transportes, como geladeiras, televisões, carros, entre outros.


Ao fim da 2ª Guerra Mundial, sob a liderança dos EUA, os países capitalistas aliados do Ocidente negociaram coletivamente a recriação de uma economiainternacional – que fora interrompida severamente desde o fim da 1ª Guerra Mundial – que teria regras consensuais e uma estreita cooperação entre os governos. Tudo indica que esse movimento tinha em mente o fortalecimento do Ocidente capitalista em face do bloco socialista soviético, inserindo-se no contexto da Guerra Fria [3]. O Plano Marshall e os auxílios financeiros americanos ao Japão demonstram esta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!