TRH4AN

390 palavras 2 páginas
Sociedade do Conhecimento: Características, demandas e requisitos.

Hoje vivemos na era Pós-industrial, onde o trabalho físico é feito pelas máquinas e o mental, pelos computadores. Cabe ao homem uma tarefa para a qual é insubstituível: ser criativo e ter ideias.
Fica claro que a sociedade pós-industrial se diferencia muito da anterior, onde se percebe nitidamente que no setor de serviços, que absorve hoje cerca de 50% da mão de obra total mais que a indústria e a agricultura juntas, pois o trabalho intelectual é muito mais executado que o manual e a criatividade, mais importante que a simples execução de tarefas. Antes era a padronização das mercadorias, a especialização do trabalho, agora o que conta é a qualidade da vida, a intelectualização e a desestruturalização do tempo e do espaço, ou seja, fazer uma mesma coisa em tempos e lugares diferentes. Ao diferenciar informação de conhecimento é muito importante lembrar que informação pode ser vista em vários objetos que existem, desde um livro até um pen drive no computador, enquanto o conhecimento só é encontrado nos seres humanos. Somente os seres humanos são capazes de aplicar desta forma a informação através de seu cérebro ou de suas habilidosas mãos. A informação torna-se inútil sem o conhecimento do ser humano para aplicá-la produtivamente, como um livro que não é lido não tem valor para ninguém.
Chegamos a pensar que a máquina poderia nos ajudar a lembrar, mas a máquina multiplicou o número de informações com que o homem lida a cada dia, chegando a níveis absurdos. Hoje uma pessoa pode ter acesso num só dia a um número equivalente de informações que um sujeito teria a vida inteira na Idade Média. O volume de conhecimento necessário para se manter atualizado no mundo dos negócios dobra a cada ano. Os cérebros se tornam verdadeiras esponjas, onde a informação entra num momento e, já descartável, é atirada ao lixo da memória, logo em seguida. As pessoas se expõem ao estresse informativo, recebendo esse

Relacionados