Trglicerodeos

412 palavras 2 páginas
Triglicerídeos
Dr. Arthur Frazão (Médico)
Os triglicerídeos, também chamados de triglicérides ou triglicéridos, são as principais gorduras do nosso organismo e compõem a maior parte das gorduras de origem vegetal e animal.
Os triglicerídeos são um tipo de gordura presente no sangue, que quando encontra-se elevado, aumenta o risco de doenças cardíacas e de derrame, principalmente quando o colesterol também está alto.

Os triglicerídeos são considerados altos quando seus valores são iguais ou superiores a 150ml/dl em jejum e, por isso, quem sofre com este mal deve ter o cuidado de seguir corretamente o tratamento proposto pelo médico e a dieta orientada pelo nutricionista.
Os triglicerídeos presentes no nosso corpo podem ser adquiridos através da alimentação ou produzidos pelo nosso próprio organismo pelo fígado. Os triglicérides são importantes, pois servem como reserva energética para os momentos de jejum prolongado ou alimentação insuficiente. Quando há um excesso de triglicerídeos circulando no sangue, damos o nome de hipertrigliceridemia.
Neste artigo vamos explicar os triglicerídeos e a hipertrigliceridemia, abordando os seguintes pontos:
O que são os triglicerídeos.
Níveis sanguíneos adequados de triglicerídeos.
Causas de hipertrigliceridemia.
Dieta e triglicerídeos.
Sintomas dos triglicerídeos altos.
Complicações da hipertrigliceridemia.
Tratamento para baixar os triglicerídeos.

Níveis sanguíneos de triglicerídeos
Como veremos adiante, excesso de triglicerídeos no sangue está associado à deposição de gorduras nos vasos e aterosclerose, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.
Todo indivíduo acima dos 20 anos deve medir seus níveis de colesterol e triglicerídeos pelo menos uma vez a cada 5 anos. Em relação aos níveis sanguíneos de triglicérides, classificamo-nos assim:
Normal – abaixo de 150 mg/dL.
Moderado – entre 150 e 199 mg/dL.
Alto – entre 200 e 499 mg/dL.
Muito alto – maior ou igual a 500 mg/dL
O uso regular de alguns

Relacionados