trgedia de bophal

449 palavras 2 páginas
Relatório sobre o filme Bophal

A tragédia de Bophal foi uma das maiores tragédias que ocorreram no mundo, foi causada por uma sucessão de erros que acarretaram o acidente, não só erros humanos, mas também erros de engenharia, de gestão, e principalmente erros ao lidar com um produto químico tão perigoso sem ter o devido cuidado. A tragédia se deu graças a uma reação química incontrolada, o Methyl isocyanate reagiu com a água gerou calor o que ocasionou a nuvem de gás que matou milhares de pessoas.
Alguns dos produtos químicos encontrado na fabricação pesticida Sevin, como o Methyl isocyanate (Isocianato de metila), metilamina, fosgénio, naftol, além do cloro e monóxido de carbono que são gerados na reação química. Esses produtos extremamente perigosos como o fosgénio que antes já havia provocado um acidente, e o MIC que e extremamente sensível ao calor era colocado em um tanque enterrado o que dificultava a refrigeração do mesmo, eram manipulados sem um controle rígido de segurança.

Na fabrica existia sistemas de proteção, como um medidor de pressão que a meses estava fora de escala, um refrigerados do tanque do MIC que estava desligado, um purificador de gases que neutralizava os gases antes de chegar a atmosfera que também estava desligado, alem é claro do primeiro erro do acidente enquanto o funcionário injetava água na tubulação ele não colocou o disco de anteparo nas junções dos canos o que possibilitou com que a água chegasse ao tanque de MIC e reagisse com o mesmo.

O acidente deixou marcas terríveis na sociedade que morava ao lado da usina alem dos mais de três mil mortos asfixiados pelo gás naquela noite, muitos morreram nas semanas seguintes e outros tantos levaram sequelas para o resto de suas vidas. Alem é claro da tristeza de ter perdidos parentes, amigos, vizinho.

Os equipamentos que existiam eram capazes de se não evitar, pelo menos minimizar o acidente. O que faltou seria um treinamento para capacitar e conscientizar os

Relacionados