Trem bala brasília-goiania

Páginas: 9 (2087 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
TREM BALA
CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA IMPLANTAÇÃO DE TAV


O Sistemas ferroviários de alta velocidade utilizados no transporte de passageiros compreendem, em geral, linhas ferroviárias projetadas e construídas para trens capazes de desenvolver velocidades iguais ou superiores a 200 km/h.
E o primeiro passo a ser tomado é providenciar um ESTUDO DE VIABILIDADE para que se verifiqueos possíveis benefícios.
Os estudos para definição do traçado referencial são realizados com base no estabelecimento de diversas alternativas, todas integrando dados das áreas de engenharia, custos, demanda, restrições socioambientais, viabilidade política,etc.
A seguir falaremos de algumas.


CUSTOS


A ferrovia de alta velocidade se mostra mais adequada quandoopera entre pares de cidades em que a distância entre elas fica na faixa de 500 a 600 km. Acima dessa distância, a viagem aérea em média, torna-se mais competitiva e a participação relativa de mercado da ferrovia de alta velocidade fica menor.


CUSTOS DE INVESTIMENTO
Os custos de investimento envolvem a construção, a aquisição de material rodante e a implantação de todos ossistemas/subsistemas necessários ao empreendimento. Tais custos foram levantados com base na otimização do traçado referencial e nos estudos de operação.

Os custos relacionados ao fornecimento e montagem de equipamentos eletroeletrônicos, mecânicos e sistemas/subsistemas são obtidos por meio de pesquisa com vários fornecedores internacionais de tecnologias de sistemas ferroviários de altavelocidade.

Análises de engenharia: por meio de trabalhos técnicos especializados, com base nos dados do alinhamento referencial e nos estudos de operação, são melhor detalhadas as quantidades relacionadas à infraestrutura e apuradas aquelas relacionadas aos sistemas de sinalização, energia, controle e telecomunicações.

Comentário: TAV BRASIL-O TESOURO ASSUME RISCO FINANCEIRO EXCESSIVOOutro problema grave está no mecanismo financeiro criado para financiar o investimento. O risco é suportado inteiramente pelo Tesouro Nacional. Isso ocorre porque o BNDES concederá um investimento de R$ 20 bilhões ao consórcio escolhido para fazer a obra. O Tesouro será o garantidor do empréstimo: se o consórcio não pagar, o Tesouro paga ao BNDES. Para tanto, o Tesouro receberá contragarantias daparte do consórcio. Se tiver que honrar o empréstimo, o Tesouro acionará tais contragarantias para ser ressarcido. O problema é que tais contragarantias são muito frágeis. Ficou estabelecido que elas serão representadas pelas ações do consórcio e pela sua receita operacional. Ora, se o TAV enfrentar dificuldades financeiras, as ações vão valer pouco (ações de empresas com problemas sedesvalorizam) e a receita operacional será baixa. Logo, as contragarantias não serão suficientes para ressarcir o Tesouro.

E mesmo que o Tesouro receba as ações do consórcio para se ressarcir, isso significará uma estatização do TAV. E o que o governo vai fazer: passar a operar o trem com uma empresa estatal, engordando a administração pública com uma atividade não-típica de governo, e comincentivos à ineficiência? A outra opção seria leiloar novamente a concessão, mas um novo concessionário fará grandes exigências financeiras para assumir o negócio, tendo em vista que as perspectivas de ganho já se mostraram restritas, a ponto de o primeiro concessionário não ter conseguido pagar a dívida do empreendimento.

Frente à ameaça de ter que estatizar o TAV, o resultado provável é que ogoverno fique refém do consórcio operador do trem, concedendo-lhe mais e mais subsídios fiscais e creditícios ao longo do tempo.

CUSTOS OPERACIONAIS
Os custos operacionais envolvem os custos com manutenção da via permanente, infraestrutura, estrutura organizacional, manutenção do material rodante e os custos complementares.

Salienta-se que o projeto prevê utilização de modernas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trem bala
  • Trem bala
  • Trem bala
  • Trem-bala
  • Trem-bala
  • trem bala
  • Trem Bala
  • Trem bala

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!