treliza

769 palavras 4 páginas
Medium Density Fiberboard
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Exemplo de MDF
O Medium-Density Fiberboard (em inglês), mais conhecido pela sigla MDF, é um material derivado da madeira. A tradução adequada para a língua portuguesa é "placa de fibra de madeira de média densidade". O MDF é um material uniforme, plano e denso, não possuindo nós. Empregado principalmente em móveis, é um ótimo substituto para a madeira, em exceção para quando é necessária maior rigidez.1
O MDF é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos.2 A madeira é desfibrada, e estes são cozidos no vapor e pressão, se separando uniformemente. Posteriormente são ligados com resinas e passam por um processo de calor e prensagem que lhe dá o tamanho desejado.1
Produto relativamente recente, foi fabricado pela primeira vez no início dos anos 60 nos Estados Unidos. Em meados da década de 70, chegou à Europa, quando passou a ser produzido na antiga República Democrática Alemã e, posteriormente (1977), foi introduzido na Europa Ocidental através da Espanha. No Brasil, a primeira indústria iniciou sua produção no segundo semestre de 1994.
O MDF possui consistência e algumas características mecânicas que se aproximam às da cortiça. Algumas de suas caracteristicas são superiores às do aglomerado, caracterizando-se ambos por possuir boa estabilidade e grande capacidade de adsorção de tinta.
A homogeneidade proporcionada pela distribuição uniforme das fibras possibilita ao MDF acabamentos do tipo envernizado. É um material com várias aplicações e substitui com vantagens a própria madeira em muitas delas.
Existe uma preocupação quanto ao uso de formaldeído nas resinas empregadas na confecção de MDF e os riscos de saúde envolvidos. Potencialmente podem causar câncer. Ao manusear, é necessário ter em mente medidas preventivas.
Tipos[editar]
As chapas de MDF são fabricadas com diferentes características, que variam em função de sua utilização

Relacionados

  • Apontes de sala - aula resistência de materiais
    2564 palavras | 11 páginas
  • Engenheiro Civil
    225730 palavras | 903 páginas