TREINO DE PROPRIOCEPÇÃO NA HIDROTERAPIA PARA PACIENTE COM ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO ESQUERDO: ESTUDO DE CASO.

622 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

Artroplastia é o tratamento cirúrgico de substituição de uma articulação comprometida, indicada pelo médico quando não há chances de melhora com outro método. A articulação danificada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo joelho seguro e confortável capaz de devolver as atividades de vida diária e permitir um caminhar sem dor.

A hidroterapia é realizada com agua aquecida onde favorece no tratamento pois com a temperatura mais elevada promove analgesia, relaxamento muscular, reduz o impacto e a agressão sobre a articulação, aumento da amplitude de movimento, fortalecimento muscular, melhora atividade funcional da marcha e aumenta a circulação.

A imersão leva a percepção de que o corpo está mais leve. Sentida essa sensação os captores que estão presentes na planta do pé, nas articulações, nos músculos, na pele, nos ouvidos e na visão, eles perdem a referência espacial. Ao produzirmos um desequilíbrio no paciente as reações se farão rapidamente para evitar a queda, porém as propriedades físicas da água de viscosidade, fricção, pressão hidrostática, tensão superficial, empuxo e metacentro retardam a queda promovendo assim uma melhoria no equilíbrio, na estabilidade e na consciência corporal.

OBJETIVO

Avaliar a eficácia do tratamento proprioceptivo na terapia aquática no paciente com artroplastia total de joelho esquerdo.

MÉTODOS

Tipo de estudo e Abordagem

Estudo do tipo exploratório, descritivo de abordagem quantitativa do tipo relato de caso.

Local e Período do Estudo

O estudo foi realizado no setor de Fisioterapia Aquática de uma Instituição de Ensino Superior , no período de novembro a dezembro de 2013.

Caracterização do sujeito do estudo

F.C, 77 anos, dona de casa, sexo feminino foi encaminhada para o setor de fisioterapia aquática devido a cirurgia de artroplastia total de joelho esquerdo para melhora a propriocepção.

Coleta de Dados

Foram realizados seis atendimentos ao

Relacionados

  • Artigo Hidroterapia
    5171 palavras | 21 páginas
  • fisioterapia dermato funcional
    56748 palavras | 227 páginas
  • Fisioterapia Laboral
    32363 palavras | 130 páginas
  • Arquivos Simbidor 2007
    280343 palavras | 1122 páginas