Treinamento

Páginas: 15 (3637 palavras) Publicado: 5 de maio de 2015
Partes:
1 ........ (Slide 2) – Ricardo Barboza
2 ........ (Slide 3) – Ezio Lopes
3 ........ (Slide 4) – Beatriz Carvalho
4 ........ (Slide 5) – Andrinne da Silva
5 ......... (Slide 6) – Flavia Matos
6 ......... (Slide 7) – Thiago Felix
7 ......... (Slide 8 e 9) – Bruna Honorato


Conceito de Treinamento
Treinamento significa desenvolver o potencial,  aperfeiçoar o desempenho e aumentar, destemodo, a produtividade e as relações interpessoais. Mas necessário se faz preparar o potencial humano diante do exigente mercado de trabalho e das novas tecnologias, visando desenvolver habilidades e conhecimentos que viabilizem uma nova realidade, onde o desempenho profissional deve ser maximizado. É um recurso que além de gerar um bom clima organizacional, é também o gerenciador do desenvolvimentode pessoal, apresentando um conjunto de atividades objetivando a aprendizagem e a capacidade produtiva.
Portanto treinar é desenvolver habilidades para executar tarefas por determinado trabalho, aumentando o conhecimento e a perícia no que tange a função a um determinado cargo seja ele qual for, desde o mais simples, até a função mais complexa dentro das organizações.
Para que uma empresa sirva demodo eficiente os serviços que presta, investir no desenvolvimento de pessoas é investir, deste modo na própria qualidade. Mas, o investimento deve alcançar todos os colaboradores que participam da organização, visando os resultados, já que decorrem das atividades coletivas, do todo organizacional.
O treinamento deve ser priorizado quando uma nova realidade se apresentar a organização e devepreparar as pessoas para o enfrentamento e execução imediata das diversas tarefas peculiares, dando oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas no cargo que ocupam naquele momento, mas também em outros que o colaborador possa vir a exercer. A mudança nas atitudes das pessoas cria entre elas clima satisfatório, dando-lhes satisfação e motivação, além de torná-las mais receptivasas técnicas de supervisão e gestão.
A avaliação de treinamento propicia o feedback necessário ao profissional de RH, para se concluir até que ponto o treinamento executado produziu modificações de comportamentos pretendidos como também, se o treinamento alcançou as metas já estabelecidas anteriormente. Cabe, ainda, fazer referência as avaliações do aprendizado, de reação e dos resultados dotreinamento, que seriam outras possibilidades de intervenção.
Etapas de Elaboração do Treinamento
É interessante observar que treinar leva ao seguinte questionamento:
Por que treinar? Quem treinar? Como e quando treinar?
Algumas etapas de elaboração devem ser seguidas, ou seja, primeiro é necessário um diagnóstico, uma identificação das necessidades que possam levar a um treinamento, em seguida deve serelaborada uma programação de treinamento para atender ao que se pede e que foram diagnósticadas a partir das necessidades, partindo-se da análise organizacional das operações e tarefas e da análise individual e coletiva e, finalmente a aplicação e execução. Após estas etapas, deve ser feita a avaliação dos resultados obtidos.
Com relação à execução, deve-se levar em consideração os diversos tiposde treinamento, como:
Integração que objetiva adaptar os colaboradores a organização;
O técnico-operacional, que visa capacitar a pessoa de tarefas específicas;
O gerencial, que leva a competencia técnica, administrativa e comportamental;
E o comportamental que objetiva solucionar problemas no contexto do trabalho, como as inter-relações.
Fatores como adequação do programa as necessidades daorganização, qualidade do material utilizado no treinamento, cooperação dos envolvidos e pessoal de chefia, preparo dos instrutores e a própria qualidade do pessoal a ser treinado, devem ser levados em consideração na execução de um determinado treinamento.

TIPOS DE TREINAMENTO:

Estágio: É a execução de atividades pertinentes à ocupação profissional, mediante a experiência direta e realizada no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TREINAMENTO
  • Treinamento
  • Treinamento
  • Treinamento
  • ...treinamento
  • Treinamento
  • TREINAMENTO
  • Treinamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!